Economia Titulo Fim de ano
Consumidores vão às compras de Natal

Comércio de rua e shopping centers da região têm
movimento intenso no último sábado antes da data

Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
21/12/2014 | 07:07
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Com a segunda parcela do 13º salário na mão, os consumidores da região foram às compras, no último sábado antes do Natal. Lojistas de rua e de centros de compras do Grande ABC viram o movimento de público engrossar ontem e a expectativa é de que a procura aumente ainda mais nos próximos quatro dias, para a data que é a principal do comércio.

No calçadão da rua Coronel Oliveira Lima, no Centro de Santo André, muita gente circulava disposta a gastar em produtos para presentear. Movimento intenso também se verificava no Grand Plaza Shopping, no município, onde consumidores com sacolas nas mãos pesquisavam em busca de mais presentes.

Roupas e calçados eram os itens mais citados como opção preferida de compra entre os consumidores ouvidos pela equipe do Diário, seguidas por brinquedos. Essas preferências constam como as escolhas principais em pesquisa feita pela Universidade Metodista, para detectar a intenção de consumo no período.

Cheios de sacolas, o gerente José Roberto Isabella, 49, e sua mulher, a psicóloga Daniela Martinez, 41, disseram que devem gastar praticamente o mesmo que em 2013, com presentes para filhos, sobrinhos e os pais. “Para a criançada, principalmente, que é prioridade”, afirmou José Roberto. Por sua vez, a analista financeira Rosilei de Oliveira, 52 anos, disse que reduziu um pouco o valor dos presentes neste ano, mas que não vai deixar de comprar lembranças para os familiares.

Apesar do movimento mais intenso, muitos lojistas ainda estão na expectativa de vendas melhores. A proprietária de loja de camisas femininas MR Girls, Meire de Oliveira, 41 anos, reclamou que os negócios estão até agora 30% menores que em 2013. “Tem muita gente circulando, mas pouca gente comprando”, disse. A subgerente de loja da rede Mais Valdir Maurina Jesus, disse que em 2013 estava melhor e espera reação nos próximos dias. Ivo Prado, gerente de unidade da Tent Beach, de surf wear, também se queixou. “Está a mesma coisa que o ano passado, esperávamos crescimento de 15%”, afirmou.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;