Memória Titulo Memória
Expande-se Mauá: Zaíra, Vitória, Assis...
Ademir Medici
20/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A exposição Mauá 360º, comemorativa aos 60 anos da emancipação da cidade, tem entre outras a preocupação de contemplar a periferia. Assim, aparecem fotografias da formação de bairros como o Jardim Zaíra, Parque das Américas, Jardim Salgueiro e Jardim Mauá.

A novidade maior é que existem exposições simultâneas em vários pontos da cidade. A agitadora cultural Cecília Camargo cita mais três casos:

- Gruta de Santa Luzia, com imagens que retratam a gruta, seu entorno e a cidade.

- Parque Guapituba, com imagens que retratam o parque, seu entorno e a cidade.

- CEU das Artes e do Esporte Parque das Américas, com imagens que retratam o início da ocupação do Parque das Américas e a cidade.

Reafirmamos: é de graça. Prestigie. Dê força a essa equipe que ama Mauá, assim como você.

Melhor idade

João Sergio Rimazza

A sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Mauá sempre foi um local de reflexão, diversão, discussão, passatempo da gente boa e querida de Mauá, geralmente trabalhadores que levaram adiante a missão de elevar a cidade a melhores patamares.

Particularmente, dona Carolina, minha mãe, ali exerceu vários cargos. Orgulhava-se de ser a responsável pela portaria quando da realização de eventos.

Eduardo Messias do Nascimento

Naturalidade – Diadema, 16-7-1988.

Pais: José Messias e Maria de Lourdes da Silva Nascimento.

História de vida: “Sempre morei em Diadema. Meus pais vieram de Pernambuco há 30 anos para trabalhar como auxiliares de limpeza. Estou muito contente por poder estudar na Emeb Candido Portinari.”

Nas Ondas do Rádio

Viagem no tempo, com Marcelo Lopes Duarte. Vinte e quatro horas por dia na internet: www.viagemnotempo.net . Aos sábados e domingos, o melhor do flash-back, com canções populares brasileiras e internacionais; de segunda-feira a sexta-feira, o melhor da música instrumental. E mais: fotografias e ‘notícias no tempo’.

Estadão AM (700) e FM (92,9) – Estadão Acervo – A história de Cartola, um dos maiores compositores da MPB; o talento da cantora lírica Maria Callas e as curiosidades sobre vida amorosa intempestiva com Aristóteles Onassis; a trajetória da atriz e comediante Derci Gonçalves. Apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 6h e 14h; amanhã, às 7h.

Rádio ABC (1570) – Causas Nobres. Ao vivo no estúdio, Leonor Maria Viana, diretora do Cantinho do Saber, instituição da Vila São Pedro, São Bernardo. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, ao meio-dia.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. A FEB (Força Expedicionária Brasileira) na guerra – segundo de dois programas. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

Domingo em São Bernardo

Amanhã você pode passar o dia no histórico Centro de São Bernardo. Vejam o que a cidade reserva:

9h30 às 17h – Exposição de uma parte dos presépios da Hilda Breda no Shopping Marechal Plaza (Rua Marechal Deodoro, 1.205).

12h – Missa italiana na Basílica-Matriz da Boa Viagem.

13h – Almoço comunitário no salão paroquial, atrás da igreja: comida boa, farta, cantoria, por apenas R$ 15.

20h – Apresentação, no mesmo salão paroquial, do Grupo Cênico Regina Pacis, com a peça Natal no Bosque.

News Seller há 50 anos

Domingo, 20 de dezembro de 1964 – ano 7, nº 346

Manchete – Aprova a Câmara de São Caetano projeto de lei de proteção à infância. Ideia era a criação de um consórcio intermunicipal para solucionar o problema do menor abandonado.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 19 de dezembro de 1984 – ano 27, nº 5702

Manchete – Partido da Frente Liberal nasce como segundo do País

Especial – Em ‘Descubra o Grande ABC’, todos os pratos, todos os sabores.

Esportes – Por falta de apoio, o voleibol menor de Santo André agora é da GMB.

Em 20 de dezembro de...

1914 – Eleitos os diretores do Tiro Confederado número 34, de São Bernardo, para o exercício de 1915: presidente, senador Flaquer; vice-presidente, Emilio Cordes; tesoureiro, tenente Manuel J. de Lima; diretor do tiro, capitão Vicente Massa; subdiretor, capitão José Luiz Flaquer Júnior; secretário, Francisco de Almeida Garret; vogais: capitão João Baptista Flaquer, tenente João Baptista de Lima, tenente Luiz Lobo Junior, tenente Bento Zerrener e Carlos Valle; comissão de contas: dr. Edgard Garcia Vieira, Alfredo Flaquer Sobrinho e capitão Antonio Flaquer.

- Sociedade Amantes da Pelota, recém-criada em Santo André, realiza função no seu frontão, com grande assistência. Vitória da dupla Zinho e Paulista, por 20 a 18. Presença da banda musical local.
Pelota? Frontão? Seria o jogo da bocha? Socorro, leitor... Ajude-nos a elucidar esta dúvida.

1934 – Pela Comissão Central do Recenseamento são dados como aceitos os serviços censitários procedentes de São Bernardo e referentes ao Distrito de São Caetano.

1944 – A 2ª Guerra. Da manchete do Estadão: “Contra-ataques americanos detêm a ofensiva do general Von Rundstedt; prosseguem os ataques da aviação americana ao Japão”.

1944 – Iraci de Morais, 16 anos, residente à Rua Jaú, bairro dos Meninos, é atropelado e gravemente ferido no km 12 da Via Anchieta pelo automóvel placa 19.007, dirigido por Roberto Henrici.

- Trecho do planalto da Via Anchieta já estava liberado antes da sua inauguração oficial, o que ocorreria em 1947.

- Meninos foi o primitivo nome do bairro Rudge Ramos, em São Bernardo.

- Rua Jaú serve à Vila Jaú, um dos primeiros loteamentos de Rudge Ramos.

Santos do dia

- São Tolomeu

- São Ingenes

- São Domingos de Silos 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;