Cultura & Lazer Titulo Cinema
Novos tempos na hora da virada

Longa-metragem brasileiro de comédia mostra
que muita coisa pode acontecer na festa de réveillon

Andréa Ciaffone
18/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Taça na mão, contagem regressiva para ouvir o estalo da rolha da champanhe seguido do assobio dos fogos de artifício na sua subida para explodir no céu. É um novo ano que se inicia e as energias desta entrada podem contaminar tudo o que está prestes a acontecer. É como se os sentimentos daquele instante colocassem os 365 dias seguintes em uma determinada frequência.

É a partir desta confluência de emoções e da confusão de pensamentos provocada pela passagem de ano que se desenrola a trama do filme A Noite da Virada, que estreia hoje na região e traz elenco com os globais Marcos Palmeira, Luana Piovani, Luana Martau, Paulo Tiefenthaler, Rodrigo Sant’Anna, Júlia Rabello e João Vicente de Castro, os dois últimos campeões de visualizações do canal de humor Porta dos Fundos, além de muitas participações especiais engraçadíssimas com Martha Nowill, Taumaturgo Ferreira e Tony Tornado.

No decorrer da noite e da festa, todos os personagens passam por transformações existenciais, mas as situações arrancam gargalhadas tanto por seu ineditismo quanto por parecerem familiares. “Quem gosta de festa como eu, sabe que muita coisa que acontece no filme é baseado na vida real”, diz Luana Piovani, rindo. O texto, inspirado na peça O Banheiro, de Pedro Vicente, teve adaptação de Nina Crintzs.

Para Marcos Palmeira, o grande evento, na verdade, foram as cinco semanas de filmagem. “Embora tenha sido o primeiro longa de ficção do diretor Fabio Mendonça, ele soube trabalhar bem todos os egos da equipe e tirar o melhor dos momentos de improvisação”, elogia o ator, que este ano estrelou O Rebu e volta em março na nova novela das 21h, Babilônia.

“Foi um filme muito especial nos bastidores. Tinha hora que a cena acabava e a gente continuava na farra”, revela Júlia Rabello. Na história, a atriz interpreta a anfitriã. Já seu colega de Porta dos Fundos, João Vicente de Castro, faz questão de destacar a parceria com a engraçadíssima Luana Martau, que faz seu ‘par romântico’ na trama. “Foi um dos ganhos pessoais durante as filmagens. Foi realmente uma festa!”, arremata. Com tanta gente no elenco, fica difícil definir exatamente quem são os protagonistas, o que faz todo sentido. Afinal, o filme trata de um momento em que todo mundo é estrela da própria vida.

Filmes sobre o réveillon são tão frequentes no cinema norte-americano que chegam a formar subcategoria – como acontece com os longas de Natal, casamentos, cachorros e os de pancadarias. Mas, no Brasil, paradoxalmente este tema tem sido pouco explorado. “O brasileiro é ligado no Ano-Novo. As pessoas têm seus rituais, mandingas e superstições e esse é um dia em que todos os sentimentos ficam à flor da pele, o que gera situações extremas”, analisa a produtora Andréa Barata Ribeiro, sócia da O2, que aposta no sucesso do filme para ter um 2015 mais feliz.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;