Nacional Titulo
Hospital da USP investiga suspeita de fraude em prova de residência
Por
17/12/2014 | 18:59
Compartilhar notícia


A superintendência do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) abriu nesta quarta-feira procedimento administrativo para apurar o pedido de invalidação da prova prática para médicos residentes por suspeita de fraude. A prova é segunda etapa do processo para selecionar 149 residentes para 2015 no centro médico e reuniu 656 candidatos no domingo (14). O pedido de anulação foi feito pela própria comissão organizadora, após a suspeita de que alguns alunos conheciam previamente procedimentos e ações a serem feitos na prova prática.

"Durante o andamento da prova, surgiu uma forte suspeita de que alguns candidatos estariam previamente cientes do conteúdo das estações, especificamente da check-list. A realização da prova prática foi concluída e, imediatamente após seu término, a coordenação da prova iniciou uma averiguação. Ao avaliar os resultados, a comissão observou que um grupo de candidatos apresentou um desempenho homogêneo e muito acima da média em todas as questões da prova", informou Fabiana Cardoso Pereira Valera, coordenadora da comissão organizadora do concurso em um ofício.

Ainda segundo a denúncia, as listas de procedimentos a serem verificados na prova só poderiam ser acessadas na manhã de domingo. Mas o sistema eletrônico no qual os dados foram inseridos foi consultado diversas vezes com usuário e senha de pessoas que não eram responsáveis pela elaboração dos procedimentos a serem feitos pelos candidatos e ainda "em datas e horários incompatíveis com o processo de elaboração da prova", entre sexta-feira e sábado.

Além de solicitar a anulação da prova prática, a comissão organizadora pediu a abertura de uma sindicância para apurar as responsabilidades. Após o parecer da procuradoria jurídica, o superintendente do HC da FMRP-USP, Marcos Felipe Silva de Sá, determinou a abertura de um procedimento administrativo e que todos os candidatos que realizaram as provas práticas no domingo sejam intimados, por meio de mensagens eletrônicas, a se manifestarem em até 15 dias.

De acordo com a comissão organizadora, caso haja a anulação da prova prática um novo exame será realizado, com previsão para ocorrer no dia 1º de fevereiro de 2015. A Agência Estado procurou a superintendência do HC da FMRP-USP para saber quantos candidatos são suspeitos de terem sido beneficiados na prova de residência médica, mas não obteve resposta nesta quarta-feira ao pedido encaminhado à assessoria de comunicação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;