Setecidades Titulo Aves
Polícia detém duas pessoas em abatedouro de aves em Sto.André
Yara Ferraz
do Diário do Grande ABC
03/12/2014 | 07:07
Compartilhar notícia


Agentes da Delegacia do Meio Ambiente de Santo André encontraram ontem, no bairro Campestre, abatedouro de aves com diversas irregularidades. O dono e o gerente do estabelecimento Comércio de Aves Abatidas Majestade, que funcionava na Avenida Dom Pedro II, foram presos em flagrante.

De acordo com os agentes que participaram da vistoria, a maioria das embalagens estavam datadas com fabricação do dia 4 de dezembro, com validade para dez dias. Não havia indicação de quando os animais foram efetivamente abatidos. A prática configura crime inafiançável de adulteração de datas de validade.

Além disso, o local direcionava todo o sangue dos animais mortos para o esgoto, prática também ilegal. A falta de higiene era visível, com peças de frango sem identificação e sangue espalhado pelo chão.

Como o espaço era aberto, diversos pombos entravam e fezes de aves foram vistas no mesmo local em que era realizado o abatimento. A estimativa é que 400 quilos de frango estejam comprometidos.

De acordo com a Polícia Civil, também será investigado se o método de abater o frango está dentro dos parâmetros legais. O correto é que a ave tome um choque, depois seja degolada e fervida para iniciar o congelamento, de forma que o sangue não seja espirrado. Há suspeita de que o frango era colocado vivo no processo de fervura.

O Abatedouro Majestade funciona há 30 anos e mantém média de 50 funcionários. De acordo com os agentes, os vizinhos também reclamaram do mau cheiro que se espalha pelas casas, principalmente em dias de sol forte.

A Delegacia do Meio Ambiente informou que avisou a Prefeitura de Santo André e a Vigilância Sanitária sobre as condições do estabelecimento. Os órgãos são os únicos que conseguem fechar o local ou manter o funcionamento após pedir a regularização de todos os problemas encontrados.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;