Publicado em domingo, 29 de março de 2009 às 14:00

Por que a gente fica vermelho quando sente vergonha?


Bruna Gonçalves
Especial para o Diário

Incorporar notícia

Gustavo da Mata Souza, 9 anos, de Santo André, diz que fica vermelho em algumas situações. "Isso acontece quando a professora dá bronca ou apresento trabalho na frente da classe. Mas o pior é cair e todo mundo rir." Ele acha que a pele do rosto fica assim por causa do sangue. "Como o coração bate mais, o sangue passa mais rápido pelo corpo e ficamos vermelhos."

Cair na frente dos outros, falar em público, ser repreendido na presença dos colegas: quem já não passou por uma situação dessas e ficou vermelho de vergonha? Isso acontece porque o sistema nervoso (responsável pelo controle dos movimentos do corpo) é dividido em duas partes: uma que comandamos (e fazemos o que queremos, como levantar o braço) e outra que não temos comando sobre ela, chamada sistema nervoso autônomo, do qual as emoções fazem parte.

Na hora em que ficamos envergonhados, o corpo reage com uma descarga de adrenalina (substância que eleva o batimento do coração e a pressão arterial), como se estivéssemos em uma montanha-russa. Como consequência, os vasinhos por onde o sangue passa aumentam de tamanho. O corpo entende que algo estranho está acontecendo e manda mais sangue para o cérebro. Daí ficamos vermelhos.

Dizem que quando a orelha fica vermelha há alguém falando da gente. Se for a direita é bem, se for a esquerda é mal.Mas não é nada disso! Isso também acontece por causa da dilatação dos vasos sanguíneos, que ainda provoca sensação de calor. Pode ocorrer durante uma situação de estresse, quando ficamos envergonhados ou naturalmente sem motivo. Muitas vezes também acontece quando acordamos. Nesse caso, em geral, é de um lado só e é provocada pela forte pressão da orelha contra o travesseiro. (Supervisão Teresa Monteiro)
Consultoria do dermatologista Marcus Maia da Escola Paulista de Medicina

Por que a gente treme?
A tremedeira é outra reação da qual não temos controle, que funciona como resposta a um estímulo, como frio e febre. No frio, por exemplo, serve para produzir calor e ajudar a manter a temperatura do corpo. Já quando temos febre, o corpo reage assim, porque está com temperatura maior do que a do ambiente, ou seja, há desequilíbrio.

Muitos idosos tremem sem parar por causa de uma doença chamada mal de Parkinson. Isso ocorre porque o organismo não consegue produzir quantidade suficiente de dopamina (substância responsável pelo impulso nervoso), essencial para o controle dos movimentos. Neste mês, o brasileiro Miguel Nicolelis descobriu novo tratamento para a doença, que estimula a produção dessa substância.

Por que ficamos arrepiados?
Outra reação involuntária do organismo é o arrepio que deixa os pelos em pé quando sentimos frio, medo, tomamos muito sol ou temos febre.

No frio, por exemplo, o corpo tenta evitar a perda de calor contraindo os músculos. Por isso, os pelos ficam em pé como forma de manter a temperatura e não perder calor. Já o arrepio de medo é provocado pela descarga de adrenalina, que aumenta os batimentos do coração e a quantidade de sangue para fornecer mais oxigênio ao organismo.

Quando temos febre ou tomamos muito sol, a temperatura do corpo aumenta e, como defesa, os pelos ficam arrepiados. Além dessas situações, o som alto e agudo, como o do giz riscando a lousa ou a unha riscando a bexiga, ainda provoca arrepio, porque é inesperado e também causa descarga de adrenalina.



Veja Também

Tags

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Revista Playboy Revista Sexy Palmeiras Corinthians São Paulo Santos Portal Santo André Portal São Bernardo Portal São Caetano Portal Diadema Portal Ribeirão Pires Portal Mauá Portal Rio Grande da Serra Portal Grande ABC Ronan Maria Pinto Notícias Regionais Política Regional Vídeos de Santo André no ABC Paulista Vídeos de São Bernardo no ABC Paulista Vídeos de São Caetano no ABC Paulista Vídeos de Diadema no ABC Paulista Vídeos de Mauá no ABC Paulista Vídeos de Rio Grande da Serra no ABC Paulista Vídeos de Ribeirão Pires no ABC Paulista