Economia Titulo
Tendências vê melhora 'tênue' do PIB no 3º trimestre
28/11/2014 | 10:20
Compartilhar notícia


O resultado do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre deste ano foi considerado ruim pela economista da Tendências Consultoria Integrada Alessandra Ribeiro. "A melhora da atividade econômica é muito tênue. O quadro é muito delicado", diz a economista.

O resultado surpreendeu negativamente a economista, que afirmou que terá de revisar para baixo as projeções do PIB para o acumulado do ano. Atualmente, a previsão da Tendências está em +0,2%. Com esse resultado, deve cair para perto de zero.

Alessandra chama a atenção para o que motivou a queda no PIB. "Pelo lado da oferta, o setor de serviços teve um crescimento mais moderado +0,5% do que esperávamos +0,9%", disse a economista. "Pelo lado da demanda, o consumo das famílias caiu na margem -0,3% em vez de subir, como projetávamos", diz. Ela complementa que a recuperação da indústria na comparação entre os trimestres não é suficiente para mostrar um fortalecimento do setor, visto que a queda na comparação ao ano passado continua grande.

Para Alessandra, o resultado divulgado nesta sexta-feira, 28, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que, "em relação ao fundo do poço", a recuperação da economia está muito devagar. "Ainda mostra uma queda de 1,5%", afirma.

A economista minimizou o resultado negativo no PIB agropecuário. A queda de 1,9% na margem veio muito maior do que a consultoria esperava (-0,4%), mas não foi suficiente para anular o crescimento do setor em relação ao ano passado. "O setor ainda cresce na comparação com 2013, que foi um ano muito forte", diz Alessandra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;