Economia Titulo Promoção
Shoppings terão horário especial na Black Friday

Campanha de liquidação será realizada amanhã, e alguns estabelecimentos a estenderão pelo fim de semana

Fernando Pereira
Especial para o Diário
27/11/2014 | 07:18
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Com a promessa de oferecer itens com descontos de até 80%, os nove shoppings da região vão participar da campanha Black Friday, que acontece amanhã e, em alguns estabelecimentos, se estende por todo o fim de semana.

Os complexos de compras ParkShopping São Caetano, Shopping ABC (Santo André), Grand Plaza Shopping (Santo André) e São Bernardo Plaza Shopping vão atuar com horário especial.

O ParkShopping São Caetano funcionará, amanhã, das das 8h às 23h, sendo opcional a abertura das lojas antecipadamente. Além disso, Fast Shop, Ponto Frio e Saraiva Mega Store também adotarão horário diferenciado no sábado, com abertura às 10h30 e fechamento às 23h. O valor do desconto nas lojas partirá de 50% e chagará a 80%.

O Shopping ABC e o São Bernardo Plaza vão das 7h às 23h amanhã, no sábado, das 10h às 23h e, no domingo, do meio-dia às 20h. Os abatimentos vão até 70%. A BrMalls, administradora dos estabelecimentos, informa que o estacionamento será gratuito das 7h às 10h – quem entrar a partir desse horário não pagará nada até o meio-dia.

O Grand Plaza vai focar a campanha amanhã, com descontos de até 50%, e as lojas ficarão abertas até as 23h. Entre as principais participantes, o complexo de compras destaca Casas Bahia, Saraiva, Ponto Frio e Centauro. A expectativa é de aumento de cerca de 10% nas vendas em comparação com a edição do ano passado.

O Shopping Metrópole (São Bernardo) contará com descontos em eletrodomésticos, vestuário, calçados e acessórios. O complexo não detalhou as lojas que farão parte da Black Friday, mas destacou que oferecerá estacionamento gratuito nas primeiras quatro horas – exceto com manobrista e motos. E avisou que não funcionará em horário estendido, permanecendo aberto das 10h às 22h.

No Golden Square Shopping (São Bernardo) e no Shopping Praça da Moça (Diadema) o funcionamento também será normal (das 10h às 22h). O Atrium Shopping (Santo André) e o Mauá Plaza Shopping não informaram se haverá horário especial. Confira algumas das lojas participantes na arte abaixo.

A tradicional Black Friday (Sexta-feira Negra) foi criada nos Estados Unidos para comemorar a quarta sexta-feira de novembro, após o feriado do Dia de Ação de Graças, com mega-ação de vendas para liquidar estoques. O Brasil passou a adotar a campanha em 2010, inicialmente apenas no e-commerce, e neste ano ganhará a adesão massiva do comércio, o que também inclui lojas de ruas de diversos setores e supermercados.

Até os motéis vão aproveitar para movimentar um dia mais tranquilo para esse tipo de estabelecimento, a segunda-feira. A ABMotéis (Associação Brasileira de Motéis) realizará no dia 1º a Motel Black Monday, com descontos de até 50%. Para conferir os participantes acesse www.blackmondaymotel.com.br.


Entidades dão dicas para não cair em golpes e denunciar problemas

A Serasa Experian listou dez dicas para ajudar o consumidor a se proteger dos golpes. O primeiro passo é pesquisar em várias lojas para verificar qual oferece o produto com melhor preço. É importante ficar atento aos preços de itens importados, pelo fato de o dólar estar em alta, ter precaução em relação às compras com cartão de crédito e não entrar em longos financiamentos para não comprometer ainda mais a renda. No último estudo realizado pelo órgão, foi constatado que, atualmente, 40% da população brasileira está inadimplente.

Durante a Black Friday o usuário poderá denunciar qualquer irregularidade pelo site www.consumidor.gov.br, criado em junho pela Senacon (Secretaria Nacional do Comércio). Conforme os últimos dados disponíveis do órgão, até setembro foram realizadas 15.904 reclamações por meio do site.

O Procon-SP disponibilizará seus canais de atendimento por mais de 24 horas ininterruptas. O atendimento às demandas será das 19h de hoje até a meia-noite de amanhã. Os consumidores poderão registrar as reclamações pelo atendimento eletrônico do site do Procon, Facebook e Twitter do órgão.

Para evitar problemas, o órgão dispõe de lista com 449 sites que não são recomendados para compra on-line. Basta acessar sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php.

Se o usuário não gostar do produto que adquiriu, pode trocá-lo. O código 49 do Código de Defesa do Consumidor garante a troca mesmo se não houver nenhum dano – é o chamado prazo de reflexão ou arrependimento.

De acordo com o presidente do Provar (Programa de Administração do Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), Claudio Felisoni, é importante o consumidor realizar a compra em locais conhecidos, a fim de minimizar as chances de ter problemas.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;