Setecidades Titulo São Bernardo
Campanha combate uso irregular de álcool

Ação visa reduzir consumo de bebidas por jovens com menos de 18 anos

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
27/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


São Bernardo aderiu ontem ao projeto Cidade Responsável, iniciativa organizada pela CervBrasil (Associação Brasileira da Indústria da Cerveja) que visa combater o consumo irregular de álcool. A campanha terá parceria com a Prefeitura e com sindicatos ligados aos setores de bares, restaurantes, panificação e lojas de conveniência de postos de combustíveis.

O município é o segundo do Brasil a participar da campanha. Em novembro de 2013, a CervBrasil, entidade que reúne as empresas Ambev, Brasil Kirin, Heineken Brasil e Grupo Petrópolis, lançou projeto piloto em Fernandópolis, no interior de São Paulo. Os resultados obtidos foram satisfatórios, segundo o presidente Paulo Petroni. “Logo no início do período escolar de 2014, fizemos levantamento com o Ibope que nos mostrou um panorama da situação. Vamos fazer a mesma pesquisa no começo do ano que vem para mensurar os avanços. Mas a gente tem a sensibilidade de que, gradativamente, esse tema está sendo embutido na sociedade de Fernandópolis”, comenta.

As ações, cuja execução está programada para 2015, serão divididas entre a associação e a Prefeitura. Às empresas, caberá o investimento em materiais publicitários, que serão veiculados em bares, restaurantes, supermercados e nas ruas, por meio de outdoors e painéis eletrônicos. A Prefeitura fará o treinamento de profissionais responsáveis pelo atendimento ao público e dará orientação a professores da rede municipal, além de fornecer apoio por meio das unidades de Saúde. Peças teatrais serão encenadas em parques e escolas da cidade.

Apesar de a campanha também abordar outros aspectos ligados ao consumo nocivo de álcool, como embriaguez ao volante e excesso de bebida, o foco das ações serão os adolescentes. Em setembro, a cidade recebeu o Dia de Responsa, iniciativa da Ambev para conscientizar os comerciantes. “A gente ataca tudo, mas priorizamos a questão do menor porque é nessa época que o cara aprende como deve ou não fazer. Essa conscientização demora, porque é uma geração toda, mas precisa abordar isso”, acrescenta.

Para o prefeito Luiz Marinho (PT), a ação estimula outras cidades a criar medidas semelhantes. “Temos a responsabilidade de introduzir o processo em larga escala. Esperamos ter dado o pontapé para que, isso se torne algo nacional.”

Indústria quer levar iniciativa a outros municípios da região

Após a implantação do projeto Cidade Responsável em São Bernardo, a CervBrasil (Associação Brasileira da Indústria da Cerveja) pretende expandir a iniciativa a outros municípios da região. O presidente da entidade, Paulo Petroni, espera levar no primeiro semestre do ano que vem a proposta aos demais prefeitos, por meio do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

“A nossa intenção é estender isso à medida que vai dando certo, passo a passo”, explica Petroni.

São Bernardo será a primeira cidade de grande porte a contar com o programa. A ação foi lançada em Fernandópolis, no Interior, cidade onde a Justiça já chegou a decretar toque de recolher no período da noite para evitar o contato dos menores com bebidas alcoólicas. “Todas as cidades têm esse problema, mas Fernandópolis estava sensibilizada com a questão”, avalia o presidente.

Na opinião de Petroni, as medidas de conscientização não substituem as ações ostensivas. “A atividade de repressão continua em Fernandópolis e é importante. A fiscalização está até mais forte, mas, agora, há mais incentivo às atividades educacionais e de prevenção. O toque de recolher virou toque de acolher”, compara o dirigente da indústria cervejeira. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;