Turismo Titulo Melhor Idade
Passeio pela Europa

Apesar da distância, línguas, comida e costumes diferentes alguns idosos arriscam sair do País

Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
27/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Lugares mais perto e dentro do Brasil são ainda, sem dúvidas, os destinos favoritos dos turistas com mais de 60 anos. Alguns, porém, estão aproveitando esta fase da vida – muitos até por não terem tido oportunidades quando eram mais jovens – de realizar sonhos. Quando trata-se de viagens para o Exterior, o continente Europeu aparece no topo dos desejos. Portugal, por causa do idioma parecido, é um dos mais concorridos. Outros países que são terra natal ou têm alguma ligação com os ancestrais da família também estão sendo explorados pelos ‘velhinhos’. Com muito mais calma, claro. No geral, eles marcam de conhecer um ou dois países por vez e fazem todos os passeios com tranquilidade e estrutura necessárias, de preferência, no sistema all inclusive.

"Seguro viagem e guias especializados são essenciais, especialmente quando se trata de ficar muito longe do Brasil”, explica Cíntia Quedas Paoleschi, diretora da agência paulista Cinthetur, também focada no público da terceira idade. A mãe dela, Thereza, 70 anos, faz parte do grupo e tem a missão de guiar as colegas. “Nós começamos organizando excursões com família e amigos e percebemos que os mais velhos eram a maioria. E já passaram 40 anos de trabalho”, diz a empresária, que fica admirada com a saúde e altivez dos seus clientes. “Antigamente, a mulher, principalmente, ficava mais em casa, cuidando das tarefas e filhos. Hoje, elas e eles querem saber é de se divertir, mesmo que a viagem seja perto.” Além de viverem a experiência, tudo é fotografado e postado por eles em todas as rede sociais. “Se alguém esquece celular ou máquina, compartilhamos as imagens pelo Face ou e-mail. O que não dá é para não registrar”, conta a dona de casa Ivete Andrade, 57 anos.

Outra exigência deste público é um tempo programado para fazer compras e, em momento algum, ficar de bobeira. “Eles querem o dia completamente planejado, com diversas atividades reservadas para todos os períodos. Por isso, muitos acabam escolhendo os cruzeiros, que são especialistas nisso”, conta Cíntia.

EM ALTO-MAR
A procura dos idosos pelos cruzeiros é tão intensa que, na temporada 2014/2015 do litoral brasileiro, vai passar por aqui pela primeira vez o Costa Favolosa Sênior. Trata-se de embarcação temática pensada para aos hóspedes da melhor idade. Para entreter os viajantes, foram programadas – além da agenda comum a todo tipo de cruzeiro – aulas de dança, shows (como o especial Jovem Guarda), palestras e vivências gourmet.

Confira agências especialistas em turismo para a terceira idade:
> Viajar Melhor (www.viajarmelhor.com.br)
> SVC Faz (http://svcfazturismo.com.br)
> Cinthetur (www.cinthetur.com.br)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas
Notícias relacionadas


;