Palavra do Leitor Titulo Artigo
A infecção do trato urinário

A ITU (Infecção do Trato Urinário) é um quadro infeccioso que pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário

Por Do Diário do Grande ABC
26/11/2014 | 10:12
Compartilhar notícia


Artigo

A ITU (Infecção do Trato Urinário) é um quadro infeccioso que pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como rins, bexiga, uretra e ureteres. Esse tipo de infecção é mais comum na parte inferior do trato urinário, do qual fazem parte a bexiga e a uretra. A ITU ocorre quando bactérias invadem e contaminam partes ou todo o sistema urinário.

Podemos diferenciá-las em infecção urinária alta (pielonefrite), que em geral é mais grave e expõe a pessoa a riscos de complicações mais sérias; ou infecção urinária baixa (cistites, prostatites, uretrites), em geral mais simples, porém, se não forem tratadas adequadamente, podem evoluir para formas complicadas. Na maioria das vezes, as pielonefrites são secundárias às cistites não tratadas ou tratadas de forma inadequada.

As ITUs são mais comuns às mulheres, pois a estrutura anatômica do sexo feminino facilita a contaminação. A uretra feminina é mais curta, exterioriza-se junto à vagina, próxima à região anal, justamente onde há maior concentração de bactérias entéricas, que são os principais agentes causadores dessas infecções.

Os sintomas da ITU dependem da área comprometida. Nas ITUs altas há predomínio de sintomas sistêmicos como febre, mal-estar e dor lombar. Nas ITUs baixas os sintomas são mais marcantes, como ardência, frequência aumentada, urgência miccional, sangue na urina, odor forte e cor escura.

Na maioria das vezes as informações clínicas apresentadas associadas ao exame do paciente são suficientes para o diagnótico. Porém, a confirmação laboratorial, feita por meio de simples exame de urina, é muito importante, pois garante maior segurança ao tratamento. O exame chamado de ‘urina tipo I’ demonstra sinais sugestivos de infecção: número de leucócitos aumentado, presença de nitrito, presença de sangue etc. Porém, a confirmação só é obtida por meio da urocultura, que permite identificar especificamente a bactéria.

O tratamento é baseado no uso de antibióticos. Nas ITUs baixas devem ser usados os mais simples. Já as ITUs altas são mais bem tratadas por antibióticos mais potentes e, muitas vezes, inclusive, havendo necessidade de internação para uso de medicamentos injetáveis.

O tratamento cirúrgico é raro em casos de ITU, exceto quando há formação de abscessos ou obstrução por cálculos. Algumas condições que favorecem o aparecimento de ITU, como refluxos urinários, aumento do volume da próstata, podem necessitar de tratamento cirúrgico, não para tratar a infecção, mas sim para evitar novos episódios de ITU.

Silvio da Ressurreição Pires é urologista do Hospital Assunção.

Palavra do leitor

Desvios
Muitas verdades explanadas de maneira exacerbada e repetitiva podem expor todas as mentiras! Depois de Luiz Inácio Lula da Silva, ao longo de 12 anos acobertado por todos do Congresso, mormente por sua escancarada permissibilidade a tudo que a retidão pública não prima, temos agora nossa paladina, a presidente Dilma Rousseff, com a clava da moral e da justiça. Nosso maior depósito de bens e serviços, que atende ao mundo, a Petrobras, tem suas chaves nas mãos de ‘vigias que dormem demais’! Tratando-nos como crianças e agindo como tal, entram e saqueiam tudo que nos pertence, porém, na recorrência e facilidade para malfeitos, não se preocuparam mais com precauções básicas: roubam nosso petróleo com roupas brancas, indumentárias da pureza, saem cobertos de manchas, mas continuam negando.
Paulo Rogério Bolas
Santo André

Mascotes
Esta é a cara do Brasil? Depois de ver as mascotes escolhidas para a Olimpíada de 2016, pergunto-me: é o melhor que a criatividade brasileira é capaz de fazer? Será que o critério de escolha foi o mesmo empregado na seleção dos dirigentes da Petrobras? Bem-vindos ao ostracismo do Fuleco.
Luiz Nusbaum
Capital

Como assim?
Após aumentar em 25% o número de secretarias de Santo André, o prefeito resolve cortar custos nos celulares e cafezinho?
Vanderlei A. Retondo
Santo André

Competência
O leitor Francisco José de Souza Ribeiro (Reeleição, dia 23), indevidamente, outorga a Dilma a criação da Lei Anticorrupção e a prisão dos megaempreiteiros. Não é o presidente da República que cria leis, e sim o Poder Legislativo. Quanto à prisão dos megaempreiteiros, deve-se à intervenção da PF (Polícia Federal). Seria de bom alvitre informá-lo que a PF não está sujeita à Presidência da República para cumprir a sua obrigação. Portanto, se alguma entidade deve ser elogiada pela prisão dos megaempreiteiros é a PF. Quem são os corruptos envolvidos com os maiores escândalos que assolaram o País se não os asseclas do PT? Quem nomeou todos os corruptos para altos cargos executivos, tanto no governo como na Petrobras, e que infestaram tanto o governo como entidades governamentais, execrando o crédito de entidades, antes respeitadas em todo mundo? Não foi o governo do PT? Pense nisso.
Flávio Fernandes
São Caetano

Sem-teto
No governo do fraco Haddad, os sem-teto – ou sem ter o que fazer – invadiram o dobro de propriedades do que no governo de Kassab. Por que será? Porque eles apoiaram o ‘poste’ e agora cobram o apoio, algo comum no Brasil. O inepto Haddad ainda ‘dá mole’ para esse pessoal! Por isso o PT está igual a uma antiga emissora, cada dia pior do que antes e menos ético e claro.
Antônio José G. Marques
Capital

LDO e superavit
Sobre a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e superavit primário, senador Romero Jucá, não adianta flexibilizar ‘as metas fiscais’, pois avacalhou. Fecha!
Tania Tavares
Capital

Cidade Limpa
Deixou-me impressionado a preocupação dos vereadores da oposição em solicitar que a Câmara de São Bernardo tenha acesso às ações para atender a decisão judicial sobre o descumprimento da lei 6.245/2012, acordado em termo de audiência na ação civil pública que corre na 2ª Vara da Fazenda, originado por representação que protocolei em agosto de 2009 junto ao MP (Política, ontem). A atitude dos vereadores, além de hilária, faz-me lembrar a história de Colombo que, em banquete comemorativo pela descoberta da América, foi perguntado se outra pessoas seria capaz de fazer o mesmo que ele. Para explicar, Colombo desafiou os presentes a colocarem ovo de pé. Como ninguém conseguiu, ele quebrou um pouco a casca de forma que o ovo parou em pé. O cortesão exclamou que desta forma qualquer um poderia fazer. Colombo respondeu que, de fato, qualquer um poderia fazer, desde que tenha lhe ocorrido o desejo de fazer. Pergunto aos vereadores: por que não cumprem sua obrigação de fiscalizar o cumprimento das leis existentes no município, muitas das quais compartilharam na criação e aprovação? Tem mais: na semana da consciência negra não faltaram faixas de vereadores colocadas ilegalmente em praças públicas.
Marcelo Sarti
São Bernardo
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;