Economia Titulo Comércio
Black Friday tem adesão de shoppings do ABC

Complexos de compra terão horário estendido na sexta-feira e no fim de semana; economia pode chegar a até 70%

Fernando Pereira
Especial para o Diário
22/11/2014 | 07:05
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Atualizada em 25 de novembro, às 11h12

A tradicional campanha Black Friday (Sexta-feira Negra) – criada nos Estados Unidos para comemorar a quarta sexta-feira de novembro, após o feriado do Dia de Ação de Graças, com mega-ação de vendas para liquidar estoques –, que o Brasil passou a adotar em 2010, inicialmente apenas no e-commerce, neste ano ganha a adesão de shoppings centers do Grande ABC. A data será comemorada no dia 28.

Para garantir maior tranquilidade aos consumidores, o Shopping ABC, em Santo André, e o São Bernardo Plaza, vão trabalhar com horário de funcionamento estendido. Os dois centros de compra estarão abertos na sexta-feira das 7h às 23h e no sábado, das 10h às 23h. No domingo, o primeiro abrirá ao meio-dia e vai até as 23h, enquanto o segundo funcionará só até as 20h. As lojas participantes da campanha estarão identificadas com os dizeres Black Friday nas vitrines, e deverão oferecer descontos de até 70%.

Ambos os estabelecimentos já divulgaram lista das lojas que vão aderir à campanha (veja na arte ao lado).

Segundo pesquisa encomendada pela rede BRMalls (dona desses dois empreendimentos), 31% dos consumidores não conseguiram acesso aos sites para realizar as compras na última edição do Black Friday.

MAIS ADESÕES - O Golden Square Shopping, de São Bernardo, informou que metade das lojas do complexo de compras deverá aderir ao evento com descontos de até 50%, em média. O complexo informou que pelo menos na sexta-feira haverá a promoção; ainda será definido se será estendida ao fim de semana.

A Black Friday começou de maneira mais intensa no País com abatimento dos preços em itens de eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Hoje, no entanto, praticamente todos os setores abraçaram a ideia. Lojas de brinquedos, como a PB Kids do Shopping ABC e a Ri Happy, do Atrium Shopping, em Santo André, vão participar neste ano. O complexo de compras, inclusive, avisou que a promoção será estendida por todo o fim de semana.

A Rihappy colocou em sua entrada uma placa com os dizeres ‘faltam sete dias (ontem) para a Black Friday’, a fim de divulgar o evento. A gerência do comércio informa que os produtos terão até 70% de desconto, mas ainda não foram definidos quais itens terão custos mais atrativos.

A Le Postiche do Atrium também contará com ofertas durante os três dias. Na loja, as promoções começaram no início do mês, com a campanha Black November, informou a gerência.

O ideal é que os consumidores aproveitem os dias que antecedem a promoção e pesquisem os preços dos itens desejados, para verificar se, de fato, existe redução de preços nas compras.

Os complexos de compras Shopping Praça da Moça, em Diadema, Mauá Plaza Shopping e ParkShopping São Caetano informaram que vão participar da campanha, e que na semana que vem vão divulgar os horários e as lojas participantes do evento.

O Grand Plaza Shopping. de Santo André, afirmou que haverá pouca adesão da campanha no complexo, já que dezembro será o mês das promoções.

VIRTUAL - As lojas on-line devem ganhar mais espaço nesta Black Friday. A Câmara e-net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico), como forma de impulsionar a confiança do consumidor no evento na web, reeditou código de ética que expõe artigos sobre ofertas e direitos dos usuários, direitos e deveres dos sites. A expectativa é que esta edição fature R$ 1,2 bilhão, considerando as 20 participantes da iniciativa. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;