Setecidades Titulo Saúde
Dia ‘D’ da vacinação
ocorre hoje

Grande ABC alcança quase a metade da cobertura
de imunização desde o início da aplicação das doses

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
22/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A Secretaria de Estado da Saúde realiza hoje o segundo Dia ‘D’ da campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite (paralisia infantil). Na região, foram aplicadas até o momento 61.826 doses da vacina que previne o sarampo, cumprindo 46,63% da meta, e 62.319 imunizações contra paralisia infantil, com 41,33% do objetivo total alcançado.

Em todo o Estado, foram aplicadas mais de 1 milhão de doses da vacina contra o sarampo e mais de 1,1 milhão de crianças foram imunizadas contra a pólio, alcançando cobertura de quase metade do público-alvo da campanha.

Nesta edição, a Pasta do governo estadual pretende imunizar 2,1 milhões de crianças contra o sarampo, com idades entre 1 ano e menores de 5 anos, e 2,4 milhões de crianças contra a poliomielite, com faixa etária entre 6 meses e menores de 5 anos. Os números correspondem à meta de cobertura de 95% dos públicos-alvo da campanha. O primeiro Dia ‘D’ foi realizado no dia 8.

São Paulo não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1988. Entretanto, como a doença ainda está presente nos continentes africano e asiático, sobretudo no Afeganistão, Nigéria e Paquistão, é necessária a imunização. Somente até setembro foram 149 pacientes relatados nessas localidades.

Com relação ao sarampo, o Estado não tem nenhum caso autóctone (quando acontece a transmissão direta em território estadual) desde 2000. Neste ano há sete registros importados da doença em São Paulo. No Brasil, somente até outubro foram 514 casos confirmados, com concentração de incidência no Ceará.

“A vacinação é a forma mais eficaz para a prevenção do sarampo e da poliomielite. Por isso, é importante que pais e responsáveis levem as crianças em uma UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência neste sábado (hoje) e garantam a proteção”, afirma a diretora de imunização da Secretaria de Saúde, Helena Sato.

A campanha de vacinação contra sarampo e paralisia infantil acontecerá em todas as UBSs do Estado até o dia 28. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;