Setecidades Titulo Mobilidade
Após atropelamento, Lauro Gomes ganha semáforo e radar

Medidas preventivas da Prefeitura de São Bernardo só ocorreram depois de comerciante morrer atropelada em faixa de pedestres

Renata Rocha
Especial para o Diário
20/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Os moradores do bairro Bom Pastor, em Santo André, agora podem atravessar mais tranquilos trecho da Avenida Lauro Gomes, em São Bernardo. Local onde há passarela para pedestre ganhou semáforo e radar com limite de velocidade de 30 km/h. Isso tudo só aconteceu, porém, após a morte da comerciante Leni Maria Rodrigues Lobo, 48 anos, em outubro, quando atravessava a avenida pela faixa de pedestres.

“Hoje em dia a gente sempre vê esse tipo de situação. O poder público só toma providência depois de um acidente grave. É triste saber que precisou uma pessoa morrer para atenderem um pedido antigo da comunidade. Agora é torcer para que a Prefeitura tenha aprendido a lição”, disse o aposentado José Vicente Farias, 61.

Segundo moradores, o semáforo foi colocado há pouco mais de um mês. Antes disso, para atravessar a avenida pela faixa de pedestres, era necessário esperar a boa vontade de um motorista em local de bastante movimento. Os moradores destacam que faltam solidariedade e compreensão com os pedestres, por isso, a melhor solução é mesmo o semáforo.

“Tenho dificuldade de andar rápido, então, às vezes o motorista até parava, mas eu via a impaciência de me esperar atravessar. O farol é necessário e o radar garante o cumprimento da lei”, disse a dona de casa Maria Edvirges Silva, 65.

Com passarela, iluminação, semáforo e radar, moradores destacam que a segurança melhorou muito, seja pela visibilidade para quem atravessa ou pelo fato de que agora será possível punir quem cometer infração.

A Prefeitura destacou que a demanda de colocação de semáforo e radar no trecho já estava prevista antes do acidente. Conforme a administração, a necessidade de intensificar o sistema de sinalização naquele trecho foi constatada após período de observação pelos técnicos do Departamento de Engenharia de Tráfego, de que os motoristas não estavam respeitando o limite de velocidade permitido, que era de 40 km/h e agora foi reduzido para 30 km/h.

Em abril, por conta da instalação da passarela sobre o Ribeirão dos Meninos, a Prefeitura executou sinalização viária no trecho para garantir a segurança dos pedestres que utilizam a passarela. Também foram instaladas placas de advertência indicando trecho de travessia de pedestres. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;