Setecidades Titulo Dengue
Brasil tem 135 cidades em alerta para dengue

Diadema realiza mutirão para conscientizar população e incentivar combate aos criadouros do mosquito

Do Diário do Grande ABC
19/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Dados do Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti, atualizado na sexta-feira e divulgado ontem, revelam que 135 municípios brasileiros estão em situação de risco para a ocorrência de epidemias de dengue, 612 estão em alerta e 990 cidades apresentam índice satisfatório. Até o momento, 1.737 municípios brasileiros enviaram informações ao Ministério da Saúde.

Na última atualização, realizada no dia 7, 125 municípios encontravam-se em situação de risco para a ocorrência de epidemias de dengue, 552 em alerta e 847 cidades apresentaram índice satisfatório.

Elaborado pelo Ministério da Saúde, em conjunto com estados e municípios, o levantamento foi realizado em outubro. A pesquisa é considerada instrumento fundamental para orientar as ações de controle da dengue, o que possibilita aos gestores locais de Saúde anteciparem as ações de prevenção.

O chamado Mapa da Dengue identifica os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da doença, proporcionando informação qualificada para atuação das prefeituras nas ações de combate.

Os municípios classificados como de risco apresentam larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis pesquisados. É considerado estado de alerta quando menos de 3,9% dos imóveis pesquisados têm larvas do mosquito, e satisfatório quando o índice está abaixo de 1% de larvas do Aedes aegypti.

De acordo com o levantamento, Rio Branco é a única Capital em situação de risco, com índice de 4,2%. São 13 as capitais que apresentaram situação de alerta (Boa Vista, Palmas, Salvador, Porto Alegre, Cuiabá, Vitória, Maceió, Natal, Recife, São Luís, Aracajú, Belém e Porto Velho) e outras 11 estão com índices satisfatórios (Curitiba, Florianópolis, Brasília, Campo Grande, Goiânia, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Macapá, Teresina e João Pessoa). Duas capitais (Manaus e Fortaleza) ainda não apresentaram ao Ministério da Saúde os resultados.


DIADEMA


A Prefeitura de Diadema promoveu na manhã de ontem mutirão de combate à dengue no bairro Piraporinha. Cerca de 20 agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Diadema percorreram algumas ruas do local e do Núcleo Habitacional Naval para sensibilizar a população e empresas no combate e prevenção da enfermidade. Além de vistoriar os imóveis, agentes orientaram moradores sobre o descarte de objetos como pratinhos, potes, garrafas, pneus, entre outros, que possam servir de potenciais criadouros.

Na região, até outubro, foram 1.122 casos autóctones, segundo dados das prefeituras. Por enquanto, não há cidades em situação de risco, apesar de o número ser seis vezes maior que o registrado em 2013 inteiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;