Economia Titulo Seu bolso
Hoje é o último dia para transferir crédito da Nota Paulista ao IPVA

Quem pretende vender o carro deve ficar atento; valores duram 5 anos

Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
31/10/2014 | 07:10
Compartilhar notícia


Hoje é o último dia para transferir créditos da Nota Fiscal Paulista ao abatimento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2015. Os interessados devem entrar no site www.nfp.fazenda.sp.gov.br e fazer a opção. A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo alerta que, para isso, o veículo deve estar no nome do usuário cadastrado no programa – os créditos são repassados para o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Basta acessar a opção conta-corrente, utilizar créditos e clicar em quitação ou abatimento no valor do IPVA.

É válido ressaltar que, se o contribuinte tem a intenção de trocar de carro até o fim do ano, o benefício do imposto reduzido ou quitado irá junto com o veículo, e o novo proprietário levará a vantagem. Portanto, quem cogita essa possibilidade, pode deixar o dinheiro na conta da Nota Paulista – os créditos têm validade de cinco anos – e, mais para frente, baixar para a própria conta-corrente para pagar o IPVA do seu novo veículo. Os valores levam até dez dias para serem creditados.

Ao pedir o CPF no cupom fiscal, o consumidor transforma-se em espécie de agente fiscal da Fazenda, que inibe a sonegação de impostos e eleva a arrecadação. Como contrapartida, o governo devolve para o contribuinte até 30% do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) recolhido pelo comércio.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;