Cultura & Lazer Titulo CAPA
Lenda Urbana na Web

Grupo do Grande ABC se destaca pela
produção de vídeos de terror na internet

Luís Felipe Soares
31/10/2014 | 07:07
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Há quem diga que a diversão pode surgir a partir de um bom susto. Apostando nessa ideia, três amigos da região resolveram fazer sua paixão pelo terror fonte de inspiração para série de vídeos que tem chamado a atenção dos internautas. Histórias macabras que rodam pela internet e contos revelados em encontros de amigos e familiares ganham adaptações no canal Lenda Urbana, no YouTube (www.youtube.com/lendaurbanabrasil), que completa um ano de atividades hoje, justamente no Dia das Bruxas.

“Tem muitos canais de comédia e de games que são bem populares. Como sempre gostamos de terror, pensamos em montar algo voltado para esse universo. Vimos que tem gente que posta alguns vídeos que são mais de contação de histórias, mas sem uma produção minimamente razoável”, diz o jornalista Daniel Pires, de Santo André.

Ao lado do também andreense Leandro Botelho e do mauaense Almir Bonfim, ele tem lançado curtas que são jogados on-line quinzenalmente. O canal já conta com 64 vídeos, entre obras finalizadas, trailers e registros de reações do público ao projeto que somam por volta de 200 mil visualizações. Toda a produção é independente e a equipe, incluindo mais cinco pessoas e diversos colaboradores, não recebe remuneração. Atualmente, o canal no YouTube conta com 8.270 inscritos, sendo que grande parte dos fãs conheceu a iniciativa após ser selecionadas para a edição deste ano do youPIX Festival, que reúne destaques da internet.

Entre o material está Não Pisque (com 17,3 visualizações), gravado em primeira pessoa para acompanhar personagem que parece não estar sozinho em casa, Frio (16.190 visualizações), cuja trama se desenrola quando rapaz acredita que a namorada que morreu há um ano lhe procura para conversar no Facebook, e o documentário O Mistério do Castelo (9.518 cliques), responsável por investigar o Castelinho da Rua Apa, em São Paulo, marcado por ter sido palco de famoso crime na década de 1930 e que ainda não foi 100% solucionado.

Segundo Pires, “tentamos colocar em prática a ideia do ‘menos é mais’. O roteiro precisa ser simples para a execução, mas a narrativa tem que ser boa. Trabalhamos em enredos inteligentes com os quais o público mais jovem, que é o nosso alvo, se identifique”. Ele explica que o tom dos curtas se distancia do trash apresentado por Zé do Caixão em sua carreira. “Não usamos muito sangue e grito. Brincamos mais com o suspense mesmo. Vamos para um lado sobrenatural.”

NOVOS PASSOS
Para celebrar o aniversário, os rapazes colocam no ar hoje o site do Lenda Urbana (www.lendaurbanabrasil.com), com promessa de reunir fotos, podcasts e contos de terror. A data também marca o primeiro hangout (transmissão em vídeo ao vivo) do grupo, das 23h à 0h, no qual poderão interagir com o público, respondendo perguntas e debatendo sobre fatos relacionados ao terror. Com o lançamento do novo endereço na internet, a expectativa é de que parcerias sejam fechadas para que haja um retorno financeiro para os investimentos pessoais.

O trio regional espera crescer ainda mais a partir de novembro. Nos dias 8 e 9, a equipe tomará conta de parte do escritório oficial do YouTube em São Paulo para gravar filme em cenário desenhado pelo cineasta mexicano Guillermo Del Toro (de sucessos como Hellboy e O Labirinto do Fauno) para um projeto especial. “A entrada nesse projeto e a visibilidade que ele pode nos dar talvez sejam o boom que tanto esperamos. Esse mercado de terror é muito novo e não temos um lugar forte para nos divulgar”, afirma o andreense. “Temos de aproveitar ao máximo esse convite. Há boatos de que o Guillermo vai assistir aos filmes que serão feitos aqui e isso seria incrível.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;