Política Titulo Diadema
Presidente de CPI critica relatório que isenta culpa de Lauro

Josa diz que documento emitido por relator ‘não expressa os problemas identificados’ e que ‘depoimentos apontam falhas’ de gestão diademense

Júnior Carvalho
Especial para o Diário
30/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O presidente da CPI da Saúde de Diadema, vereador Josa Queiroz (PT), criticou o relatório formulado por Albino Cardoso (PV) que isenta a administração do prefeito Lauro Michels (PV) dos problemas no setor. O petista destacou que o documento “não expressa a crise que a cidade está vivendo” na área e que os depoimentos coletados pela comissão “apontam falhas contundentes de gerenciamento da administração”.

Josa reclamou ainda que o relator não ouviu os demais integrantes da comissão para concluir o parecer e antecipou que fará relatório paralelo ao oficial. “O fato de ele (Albino) não ter feito consulta prévia com a comissão foi de mau tom. Até porque a CPI é composta por cinco vereadores. Ele concluiu um produto como se já estivesse pronto”, criticou.

Ontem, o Diário mostrou que Albino, correligionário do prefeito, eximiu Lauro de culpa pela crise na Saúde. O documento emitido pelo parlamentar aponta que o governo federal subfinanciou o setor no município, ou seja, reduziu transferência de recursos da União para a cidade. “É equívoco não identificar a corresponsabilidade do município pelos problemas na Saúde. Acusar o governo federal é de muito mau gosto. Como a União tem como manter parceria com esse governo se o prefeito abre mão de receita?”, questionou Josa.

A CPI foi instituída em maio e tinha como objetivo identificar possíveis responsáveis por falhas na Saúde nos últimos 12 anos, como o deficit de médicos, a falta de medicamentos e de produtos de higiene pessoal dos profissionais, além do fechamento da UTI pediátrica do Hospital Municipal e a paralisação das obras da UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 horas) – ambos em Piraporinha.

Albino negou que tenha defendido Lauro e o secretário de Saúde, José Augusto da Silva Ramos (PSDB), e emendou que “providências estão sendo tomadas”. “Não adianta querer a cabeça de secretário ou prefeito sem olhar seriamente para o problema”, justificou o parlamentar.

Nas redes sociais, Lauro tem pedido ajuda da população e sustentado que impasses na Saúde não foram causados durante seus dois primeiros anos de governo. O verde argumenta que denúncias partem de “pessoas que têm ligações a partidos políticos” e destaca que tem feito parcerias com o governo do Estado, como a Carreta da Mamografia e a futura instalação da Rede de Reabilitação Lucy Montoro. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;