Esportes Titulo Futebol
Clássico de opostos
no Pacaembu

Dorival Júnior e Mano Menezes adotam
posturas diferentes antes do dérbi

Por Felipe Simões
Do Diário do Grande ABC
25/10/2014 | 08:55
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 O clássico entre Palmeiras e Corinthians reúne times em lados opostos da tabela. Enquanto o Timão é terceiro, com 52 pontos, o Verdão é 14º colocado, com 35 pontos – a quatro da zona de rebaixamento do Brasileirão. Independentemente do que a situação dos rivais sugere, os técnicos se comportaram de maneiras bem diferentes em suas entrevistas antes do dérbi: descontraído e risonho, Dorival Júnior contrastou com Mano Menezes, sério e sisudo.

O treinador palmeirense, no entanto, garante que não está zen, apesar do bom humor demonstrado antes da partida válida pela 31ª rodada. “Não existe momento tranquilo. Todos estão brigando por alguma coisa. Não tem como relaxar. O perde e ganha é constante. Não podemos nos dar ao luxo de viver uma situação tranquila porque deixamos muitos pontos para trás”, afirmou Dorival Júnior.

Porém, os dois professores tiveram um ponto em comum: o mistério acerca dos titulares que entrarão no campo do Pacaembu, às 16h20.

Se por um lado o meia Valdivia retorna após cumprir suspensão imposta pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), o atacante Guerrero está descartado do duelo por punição no tribunal (leia mais na página 7).

Essa situação pode desequilibrar a balança a favor do Palmeiras, que não vence o rival no Pacaembu há 19 anos. O tabu, no entanto, foi minimizado pelos dois treinadores.

“O fato de não perder há bastante tempo foi por mérito. Não dá para acreditar em Papai Noel. Temos de fazer por merecer (para manter a invencibilidade)”, disse Mano Menezes.

“Não pelo tabu, mas pelo campeonato. Pode ser a última partida (clássico) no Pacaembu, mas temos de pensar nos três pontos para fugir da parte de baixo da tabela. O jogo é fundamental para ter a confiança de volta”, ponderou Dorival Júnior.

Quem vai sorrir ou ficar com a cabeça inchada, só o resultado final vai mostrar.

'Cobrança não muda Valdivia’

O técnico Dorival Júnior sabe que o meia Valdivia, um dos principais jogadores do Palmeiras, é muito cobrado pela imprensa e pela torcida. Na visão do treinador, no entanto, isso não mudará o jeito de o chileno jogar.

“(Ele fazer mais gols) É a típica cobrança que não vai mudar (o jogador). Se ele estivesse começando, seria natural. Mas o Valdivia é diferente. O que ele vem produzindo é muito bom. Se ele puder chegar mais e marcar, excelente. Mas está fazendo bem o papel dele”, elogiou o treinador, que minimizou a presença do meia no clássico contra o Corinthians após o Mago cumprir suspensão imposta pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) contra o Cruzeiro, na quarta-feira – ele poderia ter jogado diante da Raposa e cumprido a pena no duelo frente ao arquirrival.

“Para a gente, não seria interessante o Valdivia jogar cinco ou seis partidas seguidas. Às vezes, ninguém analisa isso, só pensa que ele vai jogar o clássico”, disse Dorival.

Com Valdivia confirmado, a principal dúvida no Verdão é em relação à zaga. Lúcio volta de lesão, mas como o momento de Nathan é bom, o veterano poderá ficar no banco de reservas.

Quem retorna é o volante Marcelo Oliveira, que não atuou contra o Cruzeiro por força de contrato.

Palmeiras realiza hoje pela manhã despedida de Ademir da Guia

Além do clássico contra o Corinthians, o dia será bastante especial para o torcedor palmeirense. Isso porque o clube promove hoje, a partir das 11h, a despedida oficial do ex-meia e ídolo Ademir da Guia, que se aposentou dos gramados em 1984.

O confronto entre equipes formadas por ex-jogadores do Verdão será realizado no Allianz Parque, que receberá público de 10 mil pessoas. Será mais um evento teste do local, que deve ser inaugurado no mês que vem.

Antes da partida comemorativa, que terá dois tempos de 30 minutos, uma cerimônia será realizada para homenagear Ademir da Guia, o Divino, considerado o melhor jogador da história do Palmeiras.

Diversos ex-jogadores do clube já confirmaram presença no duelo. Ídolos do passado, como o ex-atacante César Maluco e os ex-zagueiros Tonhão e Toninho Cecílio, estão confirmados. Craques mais recentes, como os ex-goleiros Marcos e Veloso, os ex-volantes Edmilson e Galeano, além do ex-atacante Denilson, também são nomes certos para o jogo na nova casa palmeirense.

A comissão técnica terá o ex-volante Dudu e o ex-ponta-direita Leivinha.

O evento não contará com venda de ingressos. Os presentes foram convidados pela construtora WTorre.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;