Setecidades Titulo Memória
Congresso de História discutirá caminhos do Grande ABC em 2015

Evento, que reúne especialistas da área, será realizado no fim de setembro do próximo ano; objetivo é divulgar pesquisas da região

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
25/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


A 13ª edição do Congresso de História do Grande ABC será pautada pelo tema Caminhos, tanto no que diz respeito à memória das sete cidades quanto à história das rotas e do transporte da região. O evento, que acontece a cada dois anos, será realizado em setembro de 2015, em Ribeirão Pires.

Conforme explica o presidente da comissão organizadora do congresso, Glaucio Gonzales, o tema será discutido a partir de duas vertentes. Uma das propostas é analisar e organizar a história pública e memória da região. O outro viés buscará informações sobre as rotas anteriores à criação do Grande ABC, o planejamento urbano das cidades e gestão do transporte público, por exemplo.

“Temos dois grandes problemas na região. Um deles é a carência de material inicial, biografias sobre as cidades, e o outro sobre a disposição geográfica e planejamento urbano, para saber, por exemplo, como uma cidade interfere na outra”, explica Gonzales.

O presidente da comissão organizadora do congresso destaca ainda a necessidade de implantação de arquivos públicos nas sete cidades, algo, inclusive, determinado pela Constituição brasileira. “A ideia é centralizar os trabalhos acadêmicos e a memória, que geralmente está relacionada aos memorialistas, reunir as informações, juntar o que tem de comum e separar o que tem de diferente”, comenta.

Interessados em colaborar com o evento devem encaminhar seus trabalhos para o e-mail secult@ribeiraopires.sp.gov.br. Os documentos devem estar de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e ter pelo menos quatro páginas. No caso dos memorialistas, é preciso que as informações sejam reconhecidas há pelo menos três anos.

Estão previstas reuniões mensais para preparação do congresso, que ainda não tem local definido para acontecer. A próxima está agendada para o dia 17 de novembro, às 14h, no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

Em encontro realizado na tarde de ontem, organizadores do congresso discutiram a importância da representatividade das sete cidades no evento. Gestores de Diadema e Rio Grande da Serra não compareceram.

O Congresso de História é oportunidade para promover encontro de ideias, já que os debates são abertos ao público, formado principalmente por estudantes da área. O Diário será parceiro da iniciativa e irá divulgar, ao longo deste período de preparação, as novidades sobre a realização do evento.

A edição de 2013 do encontro foi realizada em Mauá sob o tema História, Memória e Patrimônio: a construção da identidade do Grande ABC. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;