Nacional Titulo Saúde
Ar condicionado
requer cuidados

Ar frio e seco pode diminuir a defesa do
organismo e agravar doenças respiratórias

Caroline Garcia
Do Diário OnLine
23/10/2014 | 08:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Poucas coisas são mais refrescantes do que fugir do sol e entrar em um ambiente fresquinho em dias de calor. O ar condicionado, que muitas vezes é disputado verão, pode se transformar no vilão da história se alguns cuidados não forem tomados.

A taxa da umidade no ar, que com a falta de chuvas no Estado está cada vez mais baixa, se torna ainda menor com a presença do ar condicionado, já que o ar frio é seco e isso acaba prejudicando o funcionamento das mucosas. “Com isso, a atividade do mecanismo de defesa do organismo é diminuída e, principalmente, as doenças pulmonares podem aparecer”, explicou Adriano César Guazzelli, professor de Pneumologia da Faculdade de Medicina do ABC.

Segundo o pneumologista da Unifesp Clystenes Odyr Soares Silva, o ar frio não é o responsável por fazer surgir doenças respiratórias como asma, bronquite ou rinite. “O que acontece é que a variação térmica desencadeia os sintomas nas pessoas que já possuem as doenças, e isso ocorre com muita facilidade.”

A temperatura ideal, para não ocorrer choque térmico, de acordo com Silva, é de 22ºC. É importante também que o ar condicionado esteja em constante manutenção, higienizado e sem a presença de fungos ou bactérias. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estabelece que os filtros e tomadas de ar externo passem por limpeza mensal e, caso sejam descartáveis, trocados, no máximo, a cada três meses.

Uma alternativa ao calor que favorece a saúde mas que perde em relação à comodidade é substituir o ar condicionado pelo ventilador. “Só o ar estaria sendo movimentado, mas a sensação de refrescância não existe. Em casos raros, a poeira levantada pelo vento pode provocar algumas crises”, falou o professor da Unifesp.

Hidratação
Assim como umidificadores ajudam a melhorar a secura dos ambientes, é importante também se atentar para a hidratação do corpo e tomar bastante água ao longo do dia. Caso haja ressecamento das mucosas é recomendado lavar as narinas ou olhos com soro fisiológico.

Em casa, a dica de colocar baldes ou toalhas molhadas no ambiente continua eficiente, já que a água evapora e traz umidade de volta para o ar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;