Publicado em quinta-feira, 21 de agosto de 2008 às 09:11

Três parques permitem a entrada de cães no Grande ABC


Fernanda Borges
Do Diário OnLine

Incorporar notícia

Um passeio ao ar livre com o cãozinho de estimação às vezes é suficiente para aliviar o estresse do dia-a-dia. A entrada de animais é proibida na maioria das áreas verdes do Grande ABC, mas três parques da região — dos 30 existentes — permitem que os momentos de lazer sejam divididos com o melhor amigo do homem.

No Parque Central, em Santo André, os visitantes 'caninos' são bem-vindos, desde que devidamente presos por guias e com focinheiras (no caso dos animais bravos e/ou de grande porte). Para o coordenador Carlos Silveira, que mora em apartamento, a área é ideal para os passeios diários com seu cão da raça beagle. "Mudei para Santo André há um ano e, como moro em apartamento, o parque é fundamental. Todos os dias no mesmo horário o Tob já fica esperando pelo passeio", conta.

Apesar das poucas opções na região, Silveira afirma que a caminhada com seu cachorro é indispensável. "Não sei se passeio com ele ou se é ele quem passeia comigo (risos). O parque nos proporciona esse momento saudável do dia, e não abro mão disso", conclui.

Outro local que permite a circulação de cães é o Parque do Paço Municipal de Mauá. Lá, as regras são as mesmas do Parque Central, pois é preciso garantir a segurança dos outros visitantes nas dependências. Os outros dois espaços verdes do município (Parque Ecológico Santa Luzia e Parque Ecológico do Guapituba Alfredo Klinkert Jr.) não permitem a entrada de animais, atendendo à lei federal nº 9.985, de 18 de junho de 2000, que estabelece regras de conservação.

Já o último espaço no Grande ABC aberto à circulação de cães é o Parque dos Ipês, em Rio Grande da Serra. Vale lembrar que os requisitos de segurança também devem ser adotados.

Em São Bernardo, existem três parques com áreas para caminhadas e exercícios (Parque Cidade de São Bernardo Raphael Lazzuri e Parque Engenheiro Salvador Arena, além do Parque de Esportes Radicais), mas nesses locais apenas a circulação de cães-guia é permitida, de acordo com a Prefeitura. São Caetano, Diadema e Ribeirão Pires também informaram que, visando a segurança e higiene, a circulação de animais nos parques dos municípios é proibida.

Saúde - Segundo o médico ortopedista Fábio Ravaglia, a prática regular de atividades físicas ajuda no combate a doenças e melhora a qualidade de vida. Isso também se aplica aos cães, que muitas vezes acabam incentivando o dono na prática contínua de exercícios.

Mas o médico alerta que alguns cuidados devem ser tomados. "Da mesma forma que o dono deve fazer uma avaliação médica, incluindo a execução de exames como eletrocardiograma e hemograma, os cães devem ser levados a um veterinário. Esses exames vão determinar o ritmo das passadas e a condição física do animal. Seu cão certamente vai agradecer", diz.

A dona-de-casa Sônia Maria Falchetti, 56 anos, que tem dois pinschers, acabou incorporando a visita ao Parque Central na rotina diária por conta dos animais. "Como sou moradora das proximidades, venho quase todos os dias à tarde. Como eles adoram caminhar, acabo me exercitando também", afirma.

De acordo com Ravaglia, os benefícios de passear com um cachorro vão além da saúde. "Na prática, os cães promovem a integração e a interação entre as pessoas, tornando-as mais sociáveis".

Shoppings - Alguns donos também não abrem mão de levar seus companheiros em passeios a centros comerciais. Nos quatro shoppings da região é permitida apenas a circulação de cães de pequeno porte.

O ABC Plaza Shopping, em Santo André, informou que os animais devem ser conduzidos no colo ou em bolsas específicas para transporte. O mesmo ocorre no Mauá Plaza Shopping, em Mauá, e no Shopping ABC, em Santo André. No Shopping Metrópole, em São Bernardo, os cães podem até andar no chão de todas as áreas comuns, desde que portando guia curta.

Quanto à entrada nas praças de alimentação, as regras dos shoppings são as mesmas: é estritamente proibida a circulação de cães, já que nesses locais são fabricados, manipulados ou armazenados gêneros alimentícios. Apenas os cães-guias são autorizados. O Shopping Metrópole justificou, ainda, que proíbe a entrada de animais nessa área já que eles podem causar constrangimento aos consumidores.

Confira abaixo os endereços dos parques da região:

Santo André
Parque Central: rua José Bonifácio, s/nº - Vila Assunção (permite a entrada de cães).
Parque Celso Daniel: avenida Dom Pedro II, nº 940 - bairro Jardim.
Parque Escola: rua Anacleto Popote, nº 46 - bairro Valparaíso.
Parque do Pedroso: Estrada do Pedroso, s/nº - bairro Represa.
Parque Antonio Fláquer (Ipiranguinha): rua Cel. Seabra, s/nº - Vila Alzira.
Parque da Juventude: avenida Capitão Mário de Toledo, s/nº - Jardim Ipanema.
Parque Antonio Pezzolo (Chácara Pignatari): avenida Utinga, 136 - Vila Metalúrgica.
Parque Norio Arimura: avenida Macedônia, s/nº - Parque Capuava.
Parque Cidade dos Meninos: rua Batávia, s/nº - Parque Novo Oratório.
Parque Natural Nascentes de Paranapiacaba: rua Rodrigues Alves, 473 A - Paranapiacaba.
Parque Regional da Criança Palhaço Estremelique: avenida Itamarati, nº 536 - Parque Jaçatuba.

São Bernardo
Parque Cidade de São Bernardo Raphael Lazzuri: avenida Kennedy, nº 1111.
Parque Engenheiro Salvador Arena: avenida Caminho do Mar, nº 2980 - Rudge Ramos.
Parque Cidade-Escola da Juventude (Esportes Radicais): avenida Armando Ítallo Setti (em frente ao Paço).

São Caetano
Espaço Verde Chico Mendes: avenida Fernando Simonsen, nº 566 - bairro Cerâmica.
Parque Catarina Scarparo D'Agostini: rua Ângelo Aparecido Radim, nº 90 - bairro São José.
Parque Santa Maria: rua General Castelo Branco, nº 501 - bairro Santa Maria.
Parque Municipal José Alves dos Reis (Bosque do Povo): Estrada das Lágrimas, nº 320 - bairro São José.
Escola Municipal de Ecologia Jânio da Silva Quadros: rua da Paz, nº 10 - bairro Santa Maria.
Espaço de Lazer e Recreação José Agostinho Leal: avenida Tietê, s/nº - bairro Nova Gerti.

Diadema
Parque do Paço: avenida Antonio Piranga, s/nº e rua Almirante Barroso, nº 111
Parque Ecológico Fernando Vítor de Araújo Alves: avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 145 - bairro Eldorado.
Parque Pousada dos Jesuítas: rua Vitalina Caiaffa Esquível, 4071 - Centro.
Parque Vereador Antonio de Lucca Filho ou Parque Takebe: rua Yokohama, s/nº - Jardim Takebe.
Parque Saned/Nações (Companhia de Saneamento de Diadema): rua Santa Cruz - Jardim das Nações.

Mauá
Parque do Paço Municipal: avenida João Ramalho, 205 - Centro (permite a entrada de cães).
Parque Ecológico Santa Luzia: avenida Barão de Mauá, próximo ao nº 5600 - Jardim Adelina.
Parque Ecológico do Guapituba Alfredo Klinkert Jr.: avenida Capitão João, nº 3220 - Jardim Guapituba.

Ribeirão Pires
Parque Municipal Milton Marinho de Moraes: rua Major Cardim, 3100 - bairro Suíssa.

Rio Grande da Serra
Parque dos Ipês: avenida São Paulo, s/nº - bairro Santa Tereza (permite a entrada de cães).



Veja Também

Tags

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Revista Playboy Revista Sexy Palmeiras Corinthians São Paulo Santos Santo André São Bernardo São Caetano Diadema Ribeirão Pires Mauá Rio Grande da Serra Grande ABC Ronan Maria Pinto

Action 'Detalhe :: Index', Execute: 0,045s, Render: 0,181s.