Fechar
Publicidade

Setecidades

Publicado em quinta-feira, 21 de agosto de 2008 às 09:11 Histórico

Três parques permitem a entrada de cães no Grande ABC

Um passeio ao ar livre com o cãozinho de estimação às vezes é suficiente para aliviar o estresse do dia-a-dia. A entrada de animais é proibida na maioria das áreas verdes do Grande ABC, mas três parques da região — dos 30 existentes — permitem que os momentos de lazer sejam divididos com o melhor amigo do homem.

No Parque Central, em Santo André, os visitantes 'caninos' são bem-vindos, desde que devidamente presos por guias e com focinheiras (no caso dos animais bravos e/ou de grande porte). Para o coordenador Carlos Silveira, que mora em apartamento, a área é ideal para os passeios diários com seu cão da raça beagle. "Mudei para Santo André há um ano e, como moro em apartamento, o parque é fundamental. Todos os dias no mesmo horário o Tob já fica esperando pelo passeio", conta.

Apesar das poucas opções na região, Silveira afirma que a caminhada com seu cachorro é indispensável. "Não sei se passeio com ele ou se é ele quem passeia comigo (risos). O parque nos proporciona esse momento saudável do dia, e não abro mão disso", conclui.

Outro local que permite a circulação de cães é o Parque do Paço Municipal de Mauá. Lá, as regras são as mesmas do Parque Central, pois é preciso garantir a segurança dos outros visitantes nas dependências. Os outros dois espaços verdes do município (Parque Ecológico Santa Luzia e Parque Ecológico do Guapituba Alfredo Klinkert Jr.) não permitem a entrada de animais, atendendo à lei federal nº 9.985, de 18 de junho de 2000, que estabelece regras de conservação.

Já o último espaço no Grande ABC aberto à circulação de cães é o Parque dos Ipês, em Rio Grande da Serra. Vale lembrar que os requisitos de segurança também devem ser adotados.

Em São Bernardo, existem três parques com áreas para caminhadas e exercícios (Parque Cidade de São Bernardo Raphael Lazzuri e Parque Engenheiro Salvador Arena, além do Parque de Esportes Radicais), mas nesses locais apenas a circulação de cães-guia é permitida, de acordo com a Prefeitura. São Caetano, Diadema e Ribeirão Pires também informaram que, visando a segurança e higiene, a circulação de animais nos parques dos municípios é proibida.

Saúde - Segundo o médico ortopedista Fábio Ravaglia, a prática regular de atividades físicas ajuda no combate a doenças e melhora a qualidade de vida. Isso também se aplica aos cães, que muitas vezes acabam incentivando o dono na prática contínua de exercícios.

Mas o médico alerta que alguns cuidados devem ser tomados. "Da mesma forma que o dono deve fazer uma avaliação médica, incluindo a execução de exames como eletrocardiograma e hemograma, os cães devem ser levados a um veterinário. Esses exames vão determinar o ritmo das passadas e a condição física do animal. Seu cão certamente vai agradecer", diz.

A dona-de-casa Sônia Maria Falchetti, 56 anos, que tem dois pinschers, acabou incorporando a visita ao Parque Central na rotina diária por conta dos animais. "Como sou moradora das proximidades, venho quase todos os dias à tarde. Como eles adoram caminhar, acabo me exercitando também", afirma.

De acordo com Ravaglia, os benefícios de passear com um cachorro vão além da saúde. "Na prática, os cães promovem a integração e a interação entre as pessoas, tornando-as mais sociáveis".

Shoppings - Alguns donos também não abrem mão de levar seus companheiros em passeios a centros comerciais. Nos quatro shoppings da região é permitida apenas a circulação de cães de pequeno porte.

O ABC Plaza Shopping, em Santo André, informou que os animais devem ser conduzidos no colo ou em bolsas específicas para transporte. O mesmo ocorre no Mauá Plaza Shopping, em Mauá, e no Shopping ABC, em Santo André. No Shopping Metrópole, em São Bernardo, os cães podem até andar no chão de todas as áreas comuns, desde que portando guia curta.

Quanto à entrada nas praças de alimentação, as regras dos shoppings são as mesmas: é estritamente proibida a circulação de cães, já que nesses locais são fabricados, manipulados ou armazenados gêneros alimentícios. Apenas os cães-guias são autorizados. O Shopping Metrópole justificou, ainda, que proíbe a entrada de animais nessa área já que eles podem causar constrangimento aos consumidores.

Confira abaixo os endereços dos parques da região:

Santo André
Parque Central: rua José Bonifácio, s/nº - Vila Assunção (permite a entrada de cães).
Parque Celso Daniel: avenida Dom Pedro II, nº 940 - bairro Jardim.
Parque Escola: rua Anacleto Popote, nº 46 - bairro Valparaíso.
Parque do Pedroso: Estrada do Pedroso, s/nº - bairro Represa.
Parque Antonio Fláquer (Ipiranguinha): rua Cel. Seabra, s/nº - Vila Alzira.
Parque da Juventude: avenida Capitão Mário de Toledo, s/nº - Jardim Ipanema.
Parque Antonio Pezzolo (Chácara Pignatari): avenida Utinga, 136 - Vila Metalúrgica.
Parque Norio Arimura: avenida Macedônia, s/nº - Parque Capuava.
Parque Cidade dos Meninos: rua Batávia, s/nº - Parque Novo Oratório.
Parque Natural Nascentes de Paranapiacaba: rua Rodrigues Alves, 473 A - Paranapiacaba.
Parque Regional da Criança Palhaço Estremelique: avenida Itamarati, nº 536 - Parque Jaçatuba.

São Bernardo
Parque Cidade de São Bernardo Raphael Lazzuri: avenida Kennedy, nº 1111.
Parque Engenheiro Salvador Arena: avenida Caminho do Mar, nº 2980 - Rudge Ramos.
Parque Cidade-Escola da Juventude (Esportes Radicais): avenida Armando Ítallo Setti (em frente ao Paço).

São Caetano
Espaço Verde Chico Mendes: avenida Fernando Simonsen, nº 566 - bairro Cerâmica.
Parque Catarina Scarparo D'Agostini: rua Ângelo Aparecido Radim, nº 90 - bairro São José.
Parque Santa Maria: rua General Castelo Branco, nº 501 - bairro Santa Maria.
Parque Municipal José Alves dos Reis (Bosque do Povo): Estrada das Lágrimas, nº 320 - bairro São José.
Escola Municipal de Ecologia Jânio da Silva Quadros: rua da Paz, nº 10 - bairro Santa Maria.
Espaço de Lazer e Recreação José Agostinho Leal: avenida Tietê, s/nº - bairro Nova Gerti.

Diadema
Parque do Paço: avenida Antonio Piranga, s/nº e rua Almirante Barroso, nº 111
Parque Ecológico Fernando Vítor de Araújo Alves: avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 145 - bairro Eldorado.
Parque Pousada dos Jesuítas: rua Vitalina Caiaffa Esquível, 4071 - Centro.
Parque Vereador Antonio de Lucca Filho ou Parque Takebe: rua Yokohama, s/nº - Jardim Takebe.
Parque Saned/Nações (Companhia de Saneamento de Diadema): rua Santa Cruz - Jardim das Nações.

Mauá
Parque do Paço Municipal: avenida João Ramalho, 205 - Centro (permite a entrada de cães).
Parque Ecológico Santa Luzia: avenida Barão de Mauá, próximo ao nº 5600 - Jardim Adelina.
Parque Ecológico do Guapituba Alfredo Klinkert Jr.: avenida Capitão João, nº 3220 - Jardim Guapituba.

Ribeirão Pires
Parque Municipal Milton Marinho de Moraes: rua Major Cardim, 3100 - bairro Suíssa.

Rio Grande da Serra
Parque dos Ipês: avenida São Paulo, s/nº - bairro Santa Tereza (permite a entrada de cães).



Veja Também

Tags


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Diário do Grande ABC