Fechar
Publicidade

Diarinho

Publicado em segunda-feira, 12 de janeiro de 2009 às 07:01 Histórico

Como nasce a verruga?

Considerada feia e estranha, a verruga é uma lesão saliente da pele, áspera e chega a medir de meio a três centímetros. Pode ser redonda ou oval, da mesma cor da pele, mais clara ou até bem mais escura. Seu aparecimento é muito mais comum do que se imagina.

A verruga é causada por um dos vários tipos do papiloma vírus humano, conhecido como HPV. Esse vírus é transmissível, ou seja, pode passar de uma pessoa para outra. Isso ocorre facilmente, já que o HPV está presente em todos os lugares. Em geral, surge depois de um corte na pele por onde entra o vírus.

Para impedir sua reprodução, as células de defesa do organismo iniciam um processo inflamatório que provoca o aumento da camada de queratina (substância encontrada também na unha e cabelo) que fica na região superficial da pele. O excesso dessa substância torna o local mais duro e espesso, formando uma lesão elevada. Esse processo é demorado: o tempo entre o primeiro contato com o vírus e o desenvolvimento de lesões visíveis é de alguns meses.

A verruga pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas é vista com mais frequência nas mãos, pés, rosto e joelhos. Ocorre mais facilmente em áreas onde a pele está danificada, como o dedo de quem rói unha ou tem a cutícula ferida.

Coisa de criança - Apesar de parecer só coisa de adulto, a verruga é muito comum na infância, principalmente entre a idade de 5 a 12 anos. Isso ocorre porque nessa fase o sistema imunológico (de defesa do organismo) está em desenvolvimento e ainda não está preparado para combater o vírus HPV. Mas não significa que toda criança vai ter verruga.

Consultoria da dermatologista Katia Aparecida Nunes Faria, do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André



Veja Também

Tags


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Diário do Grande ABC