Fechar
Publicidade
Publicado em domingo, 15 de agosto de 2010 às 07:30 Histórico

Qual é o bicho que tem a maior boca?

Divulgação

Rafael Oliveira Carvalho, 11 anos, de São Bernardo, sabe que o hipopótamo tem uma boca enorme. "Quando se sente ameaçado, ele mostra os dentes para o predador, e assim o bicho sai de perto", explica.

O hipopótamo tem a maior boca entre os animais terrestres. É herbívoro e come 80 kg de vegetais por dia. Tem quatro caninos bem grandões, com até 60 cm no macho e 30 cm na fêmea, que servem como arma de defesa; os demais dentes são achatados para facilitar a mastigação.

Vive em bandos, com um macho dominador e 15 fêmeas (namora com todas). Quando outro se aproxima, o dono do território mostra os dentes para espantá-lo. Só ataca quando se sente ameaçado. É o animal que mais mata humanos.

Vive próximo de rios, onde fica imerso e até dorme. O corpo elimina substância vermelha, como se fosse suor, para criar barreira contra os raios solares, pois a pele tem poucos pelos e é muito sensível. Por isso, alimenta-se no final da tarde e à noite, quando não está tão calor.

O corpo do hipopótamo é muito adaptado ao seu modo de vida, o que é essencial para sua sobrevivência. Na água, é muito rápido, conseguindo até lutar contra crocodilos enquanto está submerso. Em terra, pode correr a mais de 50 km/h.

O macho adulto pesa quase 4.000 kg e a fêmea 2.500 kg. É um dos maiores mamíferos terrestres, atrás do elefante e do rinoceronte. A fêmea tem um filhote por gestação, que dura oito meses. O bebê pesa 50 kg.

Baleia é a campeã no mar
Entre os animais marinhos, a baleia- azul (que não é azul, é cinza-azulada) é dona da maior boca. Dentro dela, caberia um hipopótamo! Só a língua pesa 3.000 kg. No entanto, sua garganta é muito pequena, por isso não consegue engolir alimentos grandes. Da mesma forma que outras baleias, alimenta-se de pequenos peixes e outros animais marinhos. No lugar de dentes, tem uma espécie de peneira (chamada cerdas bucais) por onde passa a comida. É o maior animal do planeta, com até 34 m e 150 mil kg.

Ela é uma das 17 espécies conhecidas de baleia. Dessas, oito visitam o Brasil, inclusive a azul, mas é raro vê-las porque vivem em alto mar, longe da praia, onde a água é mais fria. Os sons que emite podem viajar até 160 quilômetros, o que permite a comunicação com as mais distantes.

Há quem confunda baleia com orca, mas são diferentes. Pertencem à mesma ordem, a dos cetáceos (mamíferos marinhos). O grupo se divide em dois, o que tem dentes, como orca e golfinho, e o dos desdentados, como baleia, que tem cerdas bucais. Essa é a maior diferença entre elas.

Outros bicudos
Tamanho não é documento! Pelo menos entre alguns bichos. Confira:

O sapo, apesar de pequeno, tem boca larga e grandona para que possa devorar insetos grandes, quase do seu tamanho. Na hora do rango, solta a língua para capturá-lo.

A cobra consegue engolir o que é três vezes e meia maior do que o tamanho da abertura da sua boca. Assim, a sucuri, maior cobra brasileira, pode comer um cão ou filhote de boi. Isso porque os ossos da cabeça são móveis, permitindo abrir a boca em até 150º (o humano só consegue 40º). Como a digestão é lenta, passa muito tempo sem se alimentar.

Jacaré e crocodilo têm bocona, mas a diferença está nos dentes, que são adaptados para dilacerar a presa, já que não mastigam. Quando perdem um dente, nasce outro no lugar.

Felinos, como leão e tigre, não têm boca tão grande, mas seus dentes pontiagudos e afiados ajudam a cortar a presa que caçam.



Veja Também

Tags

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Diário do Grande ABC



Revista Playboy Revista Sexy Palmeiras Corinthians São Paulo Santos Portal Santo André Portal São Bernardo Portal São Caetano Portal Diadema Portal Ribeirão Pires Portal Mauá Portal Rio Grande da Serra Portal Grande ABC Ronan Maria Pinto Notícias Regionais Política Regional Vídeos de Santo André no ABC Paulista Vídeos de São Bernardo no ABC Paulista Vídeos de São Caetano no ABC Paulista Vídeos de Diadema no ABC Paulista Vídeos de Mauá no ABC Paulista Vídeos de Rio Grande da Serra no ABC Paulista Vídeos de Ribeirão Pires no ABC Paulista Notícias do dia 24 do 10 de 1999 Notícias do dia 24 do 10 de 2000 Notícias do dia 24 do 10 de 2001 Notícias do dia 24 do 10 de 2002 Notícias do dia 24 do 10 de 2003 Notícias do dia 24 do 10 de 2004 Notícias do dia 24 do 10 de 2005 Notícias do dia 24 do 10 de 2006 Notícias do dia 24 do 10 de 2007 Notícias do dia 24 do 10 de 2008 Notícias do dia 24 do 10 de 2009 Notícias do dia 24 do 10 de 2010 Notícias do dia 24 do 10 de 2011 Notícias do dia 24 do 10 de 2012 Notícias do dia 24 do 10 de 2013 Notícias do dia 24 do 10 de 2014 Trânsito Santo André Trânsito São Bernardo Trânsito São Caetano Trânsito Mauá Trânsito Diadema Trânsito Ribeirão Pires Trânsito Rio Grande da Serra Tags das notícias