Fechar
Publicidade

Publicado em domingo, 25 de abril de 2010 às 07:02 Histórico

10 coisas que você precisa saber sobre exames ginecológicos

1. Quem precisa ir?
A partir da primeira menstruação, recomenda-se que a menina vá ao ginecologista, mesmo que só para tirar dúvidas. Se for virgem, o médico pode pedir apenas exame de mama e ultrassonografia pélvica (a mesma que as grávidas fazem para ver o bebê).

2. O que é Papanicolau?
É o exame de prevenção do câncer de colo de útero. Tem este nome em homenagem ao seu criador, Geórgios Papanicolau. O médico colhe amostra do colo do útero (com espátula) e o material é colocado em uma lâmina enviada ao laboratório para análise. A partir do resultado, o médico sabe se a paciente tem alguma inflamação ou risco de câncer. O exame não dói e deve ser feito anualmente, a partir da primeira relação sexual.

3. E colposcopia e vaginoscopia?
São exames realizados com um tipo de lente de aumento e luz apropriada, que permitem enxergar internamente. Na colposcopia dá para ver o colo do útero e na vaginoscopia, as paredes internas da vagina. Geralmente são utilizados quando se encontra alguma alteração no papanicolau.

4. O que é a cauterização?
É um tipo de tratamento utilizado para a cervicite (inflamação do colo do útero) ou ‘feridinha no útero'. Isso acontece quando o útero fica mais suscetível a sangramentos durante a relação sexual e a infecções. Quando ocorre inflamação, surge corrimento espesso, pegajoso e amarelado. O ginecologista utiliza produtos químicos ou agentes físicos (calor ou gelo) para ‘queimar' a lesão. O tratamento é realizado no consultório e pode provocar cólica.

5. Para que servem ultrassom vaginal e de mamas?
O vaginal é indicado quando há queixa de cólica intensa ou irregularidade menstrual. Por meio desse exame, o médico analisa a região pélvica, útero, trompas e ovários. O de mamas, quando há algum nódulo ou outra anormalidade.

6. E mamografia?
É o exame mais indicado para detectar câncer de mama. Recomenda-se a partir de 40 anos. Na adolescência, como as mamas são mais densas, o ultrassom é melhor.

7. E exames de DST?
Podem ser solicitados logo na primeira consulta e detectam hepatite B, sífilis, HIV. Outros exames podem ser pedidos conforme os sintomas apresentados ou diante de alterações do papanicolau.

8. O ginecologista vai contar que não sou virgem?
Os médicos são proibidos de revelar o que acontece no consultório. Para se sentir à vontade, peça para ir a um ginecologista diferente do da sua mãe.

9. Precisam fazer que tipo de exame?
Os meninos, assim como as meninas, também têm de passar por avaliação médica na pré-adolescência. No caso, a consulta pode ser feita com hebiatra ou urologista e consiste no exame clínico geral, dos genitais e avaliação do desenvolvimento puberal.

10. De quanto em quanto tempo precisa ir ao urologista?
Não há regra pré-estabelecida para adolescentes, mas recomendando-se uma avaliação periódica de seis em seis meses, na fase de estirão (quando o crescimento é mais rápido) ou se apresentar alguma alteração.

Pediatra, hebiatra, gineco e uro

Quando a gente é criança, o pediatra é o médico ideal para acompanhar o crescimento. Já na pré-adolescência surgem muitas dúvidas sobre o corpo e o hebiatra é quem podem esclarecê-las. No momento em que as meninas ficam menstruadas, já é bacana ir a um ginecologista, que vai fazer exames nas mamas e esclarecer algumas dúvidas sobre menstruação. Os meninos também já podem ir a um urologista para examinar os órgãos sexuais.

Obrigatoriamente, meninos e meninas devem procurar o urologista e o ginecologista, respectivamente, quando há a intenção de iniciar a vida sexual. Isso é importante para receber orientações sobre métodos de proteção, como camisinha e anticoncepcional, e doenças sexualmente transmissíveis (DST). Há, inclusive, vacina contra o HPV (vírus que pode resultar em câncer de colo de útero), disponível para meninas a partir de 9 anos. Ainda não há vacina para meninos no Brasil. As meninas que já tiveram a primeira relação sexual devem realizar os chamados exames ginecológicos.



Veja Também

Tags

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Diário do Grande ABC



Revista Playboy Revista Sexy Palmeiras Corinthians São Paulo Santos Portal Santo André Portal São Bernardo Portal São Caetano Portal Diadema Portal Ribeirão Pires Portal Mauá Portal Rio Grande da Serra Portal Grande ABC Ronan Maria Pinto Notícias Regionais Política Regional Vídeos de Santo André no ABC Paulista Vídeos de São Bernardo no ABC Paulista Vídeos de São Caetano no ABC Paulista Vídeos de Diadema no ABC Paulista Vídeos de Mauá no ABC Paulista Vídeos de Rio Grande da Serra no ABC Paulista Vídeos de Ribeirão Pires no ABC Paulista Notícias do dia 31 do 10 de 1999 Notícias do dia 31 do 10 de 2000 Notícias do dia 31 do 10 de 2001 Notícias do dia 31 do 10 de 2002 Notícias do dia 31 do 10 de 2003 Notícias do dia 31 do 10 de 2004 Notícias do dia 31 do 10 de 2005 Notícias do dia 31 do 10 de 2006 Notícias do dia 31 do 10 de 2007 Notícias do dia 31 do 10 de 2008 Notícias do dia 31 do 10 de 2009 Notícias do dia 31 do 10 de 2010 Notícias do dia 31 do 10 de 2011 Notícias do dia 31 do 10 de 2012 Notícias do dia 31 do 10 de 2013 Notícias do dia 31 do 10 de 2014 Trânsito Santo André Trânsito São Bernardo Trânsito São Caetano Trânsito Mauá Trânsito Diadema Trânsito Ribeirão Pires Trânsito Rio Grande da Serra Tags das notícias