Setecidades Titulo
Alunos uniformizados até fim do mês
Tiago Dantas
Do Diário do Grande ABC
23/02/2010 | 07:58
Compartilhar notícia
Marina Brandão/Especial para o Diário


Até o fim do mês, São Bernardo pretende entregar material escolar e uniformes de verão para todos os cerca de 1,5 milhão de alunos da rede municipal. Os kits haviam chegado a mais de 100 escolas ontem, segundo a Prefeitura. Os uniformes de inverno serão distribuídos no mês de março, segundo prevê o Executivo da cidade.

Caso a numeração das roupas esteja errada, os pais devem procurar as diretorias dos colégios e pedir a troca. "As mães podem ficar tranquilas porque têm peças para todos", garante a secretária de Educação Cleuza Repulho. "Usamos a tabela da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Então, caso a mãe tenha solicitado o tamanho dois, é dois mesmo", afirma.

Os irmãos Carlos Henrique, 8 anos, e Catherine, 7, estão usando o novo traje escolar desde o dia 10, terceiro dia de aula, quando as roupas foram distribuídas na Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Arlindo Miguel Teixeira, no Jardim Laura. "É melhor para os pais também. Não precisamos lavar tanta roupa. Sem contar que eles ficam mais bonitos com uniforme", diz a dona de casa Adeilma Isabel, 31, mãe dos garotos.

Com 1.905 estudantes, a Arlindo Miguel é a maior escola da rede de São Bernardo e, por isso, foi uma das primeiras unidades a ganhar os trajes escolares. Ontem, recebeu a visita do prefeito Luiz Marinho (PT), que apresentou oficialmente os novos trajes. "Não tivemos como entregar ano passado por falta de verba. Fizemos um planejamento para garantir que o uniforme chegaria no começo do ano letivo de 2010 e 2011", afirmou Marinho.

O prefeito promete que deixará o planejamento pronto para que as roupas sejam distribuídas em 2012 e 2013, mesmo que não seja reeleito. Um grupo de alunos desfilou pelo pátio da escola com os novos modelos e foi aplaudido pelos colegas, também uniformizados. "É bem melhor. A roupa da escola é uma segurança", opina a diarista Maria Vilma Vieira, 47, mãe de aluno.

Sto.André e S.Caetano não definem data

Das cidades da região, apenas Ribeirão Pires informou ter começado a entregar os uniformes escolares para os cerca de 7.000 alunos da rede municipal semana passada. Em Diadema, os 32,5 mil estudantes de colégios administrados pelo município devem receber os trajes ainda nesta semana, segundo previsão da Prefeitura.

São Caetano relatou que prevê a entrega das roupas para o mês de março aos 26 mil alunos da rede. Em Santo André, os novos uniformes estão previstos para chegar até o fim deste semestre. A administração municipal, que não estabeleceu data específica, alegou problemas na licitação para justificar o atraso. Os estudantes do município não receberam os kits ano passado.

O uniforme distribuído por São Bernardo é formado por duas bermudas tradicionais e duas tipo ciclista, seis camisetas de mangas curtas e quatro de mangas longas, quatro calças, uma jaqueta com capuz e outra sem, dois pares de meia, dois tênis, duas mochilas e um avental para atividades artísticas. A compra dos trajes para 2010 e 2011 está avaliada em R$ 25,9 milhões.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;