Setecidades Titulo Santo André
Casa na beira de córrego no Pq.Miami corre risco de cair

Segundo moradores, Defesa Civil interditou cômodo, mas família diz não ter para onde ir

Renata Rocha
especial para o Diário
22/10/2014 | 07:07
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


A dona de casa Rita Gonçalves Claro, 65 anos, moradora da Rua Rio Corumbiara, no Parque Miami, em Santo André, vive com medo da chuva. O córrego que passa atrás do imóvel onde mora prejudicou a estrutura da casa, que corre risco de cair. A Defesa Civil interditou um dos cômodos. Rita diz lutar por solução desde 2007, mas nada foi feito.

A moradora garante que o terreno é regular. Ela explica que o rio passava próximo à casa, mas depois que houve invasão na outra margem, a Prefeitura teria desviado o curso para fazer uma rua. “No meu quintal tinha outra casa, que ia alugar para ter renda extra. Mas ela caiu e não erguemos mais para não acontecer outro acidente. Agora os quartos do imóvel onde moro estão com rachaduras. Técnicos da Defesa Civil disseram para não entrar mais em um deles, onde dormem minha filha e duas crianças.”

A dona de casa não pretende sair do local, pois acredita haver solução para o problema. A casa dela é a única que corre o risco de desabar.

A família pede a construção de muro de arrimo para evitar o solapamento. “Queremos uma resposta. A única que tivemos é para minha sogra ir morar com parentes, mas ela não quer deixar a casa”, afirma o estagiário de Direito Sílvio Renato da Silva, 40.

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) informou que o imóvel foi construído irregularmente em APP (Área de Preservação Permanente), por isso, não há previsão de obras. A autarquia informa ainda que a Defesa Civil já esteve várias vezes na casa para alertar os moradores sobre os riscos. A interdição é antiga, de 21 de janeiro de 2009, e a última vistoria foi realizada neste mês.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;