Setecidades Titulo Resgate
Gambá rouba cena e atrai multidão de curiosos no Centro de Mauá

Captura do animal dá trabalho aos bombeiros e dura três horas

Por Renato Cunha
Especial para o Diário
21/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


O Centro de Mauá parou para ver um estranho animal que apareceu por lá ontem. Teve quem arriscou que era uma raposa, mas se tratava de um gambá, que subiu nas árvores da praça ao lado do Terminal Rodoviário. Os bombeiros chegaram ao local por volta das 16h, e foram necessárias três horas para fazer o resgate.

O ajudante geral Cícero José, 45 anos, comenta que já tinha percebido algo estranho mais cedo. “Quando passei de ônibus de manhã, já tinha gente olhando”, garante. O aposentado Laurentino Lópes tentava acompanhar o animal. “É um saruê. Ele é grande e ficou pulando de árvore em árvore.”

O bicho deu muito trabalho aos bombeiros, que tentavam remover o animal sem machucá-lo. O herói foi o bombeiro militar José Damazio, que conseguiu agarrar o gambá. Ele conta como percebeu que era a hora certa de pegar o animal. “Esperei ele virar de costas, então, notei que dava para agarrá-lo sem ter o risco de ele me morder”, explica.

O responsável pela operação, sargento Bagnolesi, destaca que a função dos bombeiros é resguardar a vida do animal. “Temos que tentar tirar o bicho do local de risco, preservando sua integridade. Os bombeiros seguem a máxima de proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio”, conclui. O gambá foi levado à região da Gruta Santa Luzia e devolvido ao seu habitat natural.

O professor de Gestão Ambiental da Universidade Metodista Carlos Andrade de Oliveira explica que o animal pode invadir o meio urbano por vários motivos. “Agora pode ser até pela escassez de água. Mas geralmente está em busca de alimentos, por conta do desmatamento. O habitat dele deve estar sendo revirado.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;