Setecidades Titulo Conscientização
Palestra incentiva jovens a buscar hábitos saudáveis

Proposta da cardiologista do Hospital Brasil Ariadne Stacciarini é que estudantes sejam multiplicadores do assunto em casa, com os pais

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
21/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


 A comunidade escolar da EE Professor Mário Leandro, no Parque Aliança, em Ribeirão Pires, recebe hoje, às 14h, a nona palestra da oitava edição do Desafio de Redação. No evento, a cardiologista e chefe do PS (Pronto-Socorro) do Hospital Brasil, da Rede D’or, Ariadne Stacciarini, terá a oportunidade de oferecer informações sobre a adoção de hábitos saudáveis de vida desde cedo.

 

Uma das metas da profissional é incentivar os jovens a se tornarem multiplicadores do tema em casa, junto aos pais. Para isso, a tática é usar vocabulário simples para abordar assuntos como alimentação saudável, livre de gorduras, açúcar e sal e recheada de verduras, frutas e legumes. Outro assunto que será destacado é a importância da prática de atividades físicas para a manutenção do equilíbrio e também os efeitos nocivos do álcool, cigarro e outras drogas para o coração.

 

“A ideia é mostrar os perigos para que eles (estudantes) se conscientizem sem que pareça uma ordem ou proibição”, ressalta a especialista do Hospital Brasil.

 

A médica explica que é fundamental que os cuidados com a saúde comecem o quanto antes, tendo em vista o fato de que muitas doenças são assintomáticas. “O organismo vai sofrendo alterações e muitos sintomas só vão ser observados com o passar da idade. Nem tudo o que a gente faz hoje tem efeito imediato”, destaca.

 

Apesar de a cardiologista enxergar tendência de mudança nos hábitos comportamentais da população no que diz respeito à preocupação com a qualidade de vida, ela ressalta o bombardeio de informações relacionadas ao mau exemplo, como propagandas de fast food, refrigerante e bebidas alcoólicas. “É um tanto contraditório. Ao mesmo tempo em que as pessoas querem fazer o certo, elas são tentadas a errar e, na prática, acabam não dando a devida importância ao tema”, diz.

 

A oitava edição do Desafio de Redação é promovida pelo Diário, correalizada pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano) e tem apoio da Ecovias e do Hospital Brasil. Neste ano, o concurso literário, cuja aplicação de provas terminou no dia 10, estimulou os jovens a escrever sobre o tema Qualidade de vida hoje. Saúde no futuro.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;