Setecidades Titulo Meio ambiente
Zoológico estimula interação com bichos

Parque Estoril recebeu atividades para diminuir o estresse e desenvolver os sentidos dos animais

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
20/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Os profissionais do zoológico do Parque Estoril, no Riacho Grande, em São Bernardo, desenvolveram atividade de enriquecimento ambiental junto à população, durante todo o dia de ontem. Foram feitas modificações nas jaulas, com a inserção de alimentos e brinquedos escondidos, que possibilitaram aos animais terem dia diferente.

Conforme explica a bióloga Andrea Moraes Prado, o objetivo principal da ação é estimular os bichos. “Aquele animal que está em seu hábitat natural acorda, vai caçar ou correr atrás de seu alimento e tem contato com outras espécies. Já aquele que está em cativeiro pode ficar ocioso porque ele recebe sua comida pronta e fica livre o dia inteiro. Também é importante para prevenir o estresse.”

Os 24 visitantes que se inscreveram previamente pelo site da Prefeitura fizeram mudanças que ajudaram os bichos nos aspectos cognitivo, sensorial e alimentar. “Colocamos alimentos diferentes em caixas, para que o animal tenha que descobri-lo ou misturados, como pedaços de banana dentro de cocos, o que estimula os sentidos deles”, diz.

As modificações foram feitas nas jaulas da anta, da irara, da arara-canindé, do macaco-prego, do papagaio-chauá e da jaguatirica. O felino ganhou bastão de canela com uma pena, que serviu de brinquedo. Já as aves receberam alimentos diferentes, como uvas e milhos, que não estavam descascados.

O veterinário e coordenador do zoológico, Marcelo da Silva Gomes, explica que outro objetivo é que as pessoas se interessem mais pelo meio ambiente. “É uma forma de fazer com que os visitantes venham mais e tenham cuidado com a natureza. Também queremos que a população seja voluntária e ajude com os animais.”

Segundo os profissionais, a prática não deve ser realizada todo dia porque pode virar rotina para os moradores do zoológico. Porém, há previsão de que mais atividades como essa sejam organizadas. “Ainda não tenho o dia, mas vamos fazer mais uma agenda em dezembro e queremos que vire uma prática mensal no futuro”, destaca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;