Setecidades Titulo Tráfico de drogas
Polícia apreende 179 kg
de drogas no 1º semestre

Número é 3% menor do que o registrado entre
janeiro e julho do ano passado no Grande ABC

Por Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
20/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 As delegacias seccionais de Diadema e Santo André, que também é responsável pelos municípios de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, aprenderam cerca de 179 quilos de entorpecentes no primeiro semestre deste ano. O número é 3% menor do que registrado entre janeiro e julho de 2013 – 184 quilos de drogas.

A delegacia seccional de Santo André foi responsável pela apreensão de 108,5 quilos de drogas, quantidade 66,67% maior se comparada ao mesmo semestre do ano passado. Já a Polícia Civil de Diadema interceptou 70,8 quilos de entorpecentes entre janeiro e julho, número 40,84% menor em relação a 2013.

De acordo com o delegado seccional de Santo André, Luis Carlos do Carmo, os números refletem o trabalho da polícia, que elegeu o combate ao tráfico de entorpecentes como uma das prioridades de atuação. “Eu destaco quatro operações importantes que tivemos neste ano: duas chamadas 120 Dias e duas denominadas Interdepartamentais”, comenta.

O delegado seccional também chamou a atenção para o trabalho de fiscalização nas fronteiras. Isso porque, segundo ele, é imprescindível que os entorpecentes não entrem no País. “O patrulhamento nas fronteiras precisa ser mais eficaz, porque quando a droga está aqui dentro aumenta o consumo.”

A delegada seccional de Diadema, Martha Rocha de Castro, garantiu que as ações voltadas ao combate do tráfico de drogas está sendo intensificado na cidade. “Estamos priorizando colocar todas as viaturas do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) nas ruas para fazer um trabalho preventivo.”

A delegada seccional de Diadema ter assumido o cargo em julho, no entanto, ela já destaca a eficácia no trabalho realizado nos dois meses que sucederam sua chegada. Neste intervalo de tempo, foram apreendidos cerca de 25 quilos de drogas, número 74,47% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.

Depois de interceptados, os entorpecentes são incinerados, conforme explica o delegado seccional de Santo André. “Uma vez que você apreende essa droga, é guardada uma porcentagem para testes e, posteriormente, ela vai ser incinerada.”

A delegacia seccional de São Bernardo, que também é responsável pela cidade de São Caetano, não enviou informações sobre o trabalho de combate ao tráfico de drogas ao Diário.

Ação detém 289 pessoas no período

Segundo dados da delegacia seccional de Santo André, foram registrados 238 flagrantes relacionados ao tráfico de drogas no primeiro semestre deste ano. As operações tiveram como fruto 289 prisões no período.

Em Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, a polícia capturou 84 traficantes com mandado de prisão. A delegacia seccional também apreendeu 102 adolescentes envolvidos em 81 atos infracionais. Outros 18 mandados de busca a menores foram cumpridos.

De acordo com o delegado seccional de Santo André, Luis Carlos do Carmo, o fato de o menor não responder criminalmente da mesma forma que o adulto pela participação no tráfico faz com que essa mão de obra seja utilizada. “Hoje eles acabam contratando esses adolescentes porque eles não ficam presos. O menor vai para a Fundação Casa e logo sai. Compensa mais do que um maior de idade, que pode ficar anos na prisão”, diz.

Conforme o delegado, o adolescente permanece no máximo seis meses sob custódia do Estado na Fundação Casa por participação no tráfico de drogas. “A reincidência é muito alta neste tipo de crime. Após esse período de internação, esses menores acabam desempenhando a mesma função criminosa no futuro”, explica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;