Setecidades Titulo Saúde
UBSs terão expediente ampliado

Secretário de Saúde de São Caetano, Mauro Chekin, anuncia que equipamentos passarão a funcionar entre 8h e 21h até o fim do ano

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
19/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


 A Prefeitura de São Caetano tem planos de prolongar o expediente das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade até o fim do ano. A ideia, de acordo com o secretário de Saúde da cidade, Mauro Chekin, é que o atendimento funcione entre 8h e 21h. Atualmente, os equipamentos fecham às 17h.

O anúncio foi feito na manhã de ontem, durante entrega de revitalização da UBS Nair Spina Benedictus, localizada no bairro Oswaldo Cruz. De acordo com o secretário, o objetivo da administração é diminuir a fila de espera por atendimento médico no município, além de dar opção para a população que trabalha.

Após reforma no valor de R$ 100 mil, a UBS passou a contar com três novos consultórios, sendo um deles odontológico, totalizando seis salas para atendimento médico. Entre outras melhorias realizadas, houve ampliação da sala de espera, pintura de todo o espaço, revisão elétrica e hidráulica e paisagismo.

O prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) justificou o atraso para início e término da obra, que deveria ter sido realizada no ano passado. “Tivemos problemas com as dívidas deixadas pela gestão anterior e também dificuldades com a oposição na aprovação dos projetos.”

Pinheiro também destacou outros benefícios que estão sendo observados na cidade. “Esse é um exemplo de revitalização, mas são 17 obras no total em andamento, incluindo UBS e escolas que provavelmente ficarão prontas ano que vem.”

O secretário de saúde do município reafirmou a importância da reforma para os pacientes. “Hoje você vem aqui na UBS e tem um processo de circulação melhor, onde os profissionais conseguem agilizar o atendimento. Os munícipes também têm um bem-estar maior na espera por causa dos ventiladores instalados”, considera.

Mensalmente, a unidade atende a cerca de 6.000 pacientes em consultas. De acordo com a coordenadora Verônica Lamarca, a maior demanda é na retirada de medicamentos. “Em questão de medicação tem dias em que são 400 a 500 pessoas. Isso fora os outros atendimentos, como coletas de exames.”

Verônica também destacou a ampliação da sala de estar para melhor atender a demanda de pacientes. “A procura é muito grande e todos são atendidos. Também ganhamos espaço para o arquivo dos prontuários e depósito, que não tínhamos antes.”

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;