Fechar
Publicidade
Publicado em domingo, 6 de março de 2011 às 07:00 Histórico

O que pesa mais: 1 kg de algodão ou de chumbo?

À primeira vista, parece que o chumbo é mais pesado do que o algodão. Mas não é bem assim. Ao colocar 1 kg de cada um na balança, ela vai mostrar que os dois pesam exatamente o mesmo. A diferença está na quantidade de material necessário para conseguir o mesmo peso. Para ter 1 kg de chumbo, basta separar apenas um pedacinho, enquanto que de algodão é necessário um pacote grandão.

Isso acontece porque os átomos (menor pedaço que compõe qualquer coisa) que formam o chumbo estão bem juntinhos, quase grudados. Já os que compõem o algodão ficam mais separados. Dessa forma, se a gente pegar o mesmo volume (tamanho) dos dois produtos, o metal pesará muito mais.

O mesmo ocorre com o ferro e o isopor. Um pedacinho do metal tem muito mais partículas do que outro pedacinho do mesmo tamanho de isopor; por isso, ele é muito mais pesado. Quando dois corpos têm o mesmo volume, mas um é mais pesado que o outro, dizemos que ele é mais denso.

Embora 1 kg de algodão pese o mesmo que 1 kg de chumbo, podem produzir, ao se mover, efeitos diferentes. Você pode fazer uma guerra de travesseiros sem causar danos, mas não é aconselhável fazer a mesma coisa com blocos de chumbo! Se abandonar, por exemplo, 1 kg de chumbo e 1 kg de algodão de uma mesma altura, o metal provocará maior impacto sobre o solo, já que seu peso se concentrará em uma região bem menor.

 

Consultoria de Pierluigi Piazzi, professor e autor de obras sobre Física, e Anderson Arndt, químico e educador do Museu Catavento

 

E se for água e óleo?

Ao observar uma garrafa cheia de água e outra com a mesma quantidade de óleo, tem-se a impressão que as duas têm o mesmo peso. No entanto, 1 litro de água pesa 1.000 gramas (1 kg), enquanto 1 litro de óleo tem 800 gramas. Isso ocorre porque a água é formada por muito mais partículas do que o óleo. Como já vimos, podemos dizer que ela é mais densa.

Mas essa não é a única diferença. Se já tentou misturar os líquidos descobriu que não é possível juntá-los. Mesmo se mexer bastante, eles logo se separam. Como o óleo é menos denso, sempre fica em cima da água.

 

E no caso da água e o gelo?

Um litro de água tem o mesmo tamanho que um litro de gelo. No entanto, o peso entre eles é diferente. As partículas que existem dentro da água começam a se afastar enquanto ela passa do estado líquido para o sólido. As moléculas que estavam juntinhas se afastam uma da outra tornando maior o espaço entre elas.

Muita gente descobre isso quando esquece uma garrafa de refresco no congelador. Como o líquido aumenta de tamanho, a garrafa até quebra, porque não há espaço para o gelo que aumenta de volume.

E como o gelo é menos denso que a água, isso faz com que as pedras de gelo flutuem na água, como o óleo que, pelo mesmo motivo, forma uma camada acima da água.

 

Marcos Pereira, 11 anos, de São Bernardo, é muito curioso e sempre teve interesse por ciências. Uma vez, viu uma pegadinha no jornal sobre o peso do chumbo e do algodão e ficou esperto com a resposta; só não entendeu bem por que isso acontece. "Achava que o chumbo pesava mais, porque é como o ferro e parece ser bem pesado."



Veja Também

Tags

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Diário do Grande ABC



Revista Playboy Revista Sexy Palmeiras Corinthians São Paulo Santos Portal Santo André Portal São Bernardo Portal São Caetano Portal Diadema Portal Ribeirão Pires Portal Mauá Portal Rio Grande da Serra Portal Grande ABC Ronan Maria Pinto Notícias Regionais Política Regional Vídeos de Santo André no ABC Paulista Vídeos de São Bernardo no ABC Paulista Vídeos de São Caetano no ABC Paulista Vídeos de Diadema no ABC Paulista Vídeos de Mauá no ABC Paulista Vídeos de Rio Grande da Serra no ABC Paulista Vídeos de Ribeirão Pires no ABC Paulista Notícias do dia 23 do 10 de 1999 Notícias do dia 23 do 10 de 2000 Notícias do dia 23 do 10 de 2001 Notícias do dia 23 do 10 de 2002 Notícias do dia 23 do 10 de 2003 Notícias do dia 23 do 10 de 2004 Notícias do dia 23 do 10 de 2005 Notícias do dia 23 do 10 de 2006 Notícias do dia 23 do 10 de 2007 Notícias do dia 23 do 10 de 2008 Notícias do dia 23 do 10 de 2009 Notícias do dia 23 do 10 de 2010 Notícias do dia 23 do 10 de 2011 Notícias do dia 23 do 10 de 2012 Notícias do dia 23 do 10 de 2013 Notícias do dia 23 do 10 de 2014 Trânsito Santo André Trânsito São Bernardo Trânsito São Caetano Trânsito Mauá Trânsito Diadema Trânsito Ribeirão Pires Trânsito Rio Grande da Serra Tags das notícias