Setecidades Titulo Entulho
População do bairro João Ramalho cobra remoção de entulho

Tubos de concreto deixados após obra de canalização atraíram usuários de drogas

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
02/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


A população do bairro João Ramalho, em Santo André, reclama de entulho e tubos de concreto deixados às margens do Córrego Guarará após canalização parcial do rio. O cenário de abandono persiste há cerca de um ano e meio e, desde então, atrai desde sujeira, insetos e ratos até usuários de drogas, que passaram a morar dentro dos tubos.

Moradores do entorno, principalmente do Condomínio Residencial Chácara das Amarilis, que conta com 172 residências, na Estrada do Cata Preta, destacam a dificuldade de realizar atividades do dia a dia. Isso porque, segundo eles, o local se tornou perigoso. “A população fica amedrontada de passar por lá porque eles usam drogas durante o dia. Algumas pessoas já foram assaltadas, tiveram o celular roubado”, destaca a assistente administrativa Adriana Carreira, 34 anos.

A alternativa, segundo Adriana, que mora no local há 14 anos, é alterar o caminho para ir até o Terminal da Vila Luzita, por exemplo, ou evitar sair à noite, como a dona de casa Alaide Aguiar da Silva, 62. “Durante o dia a gente ainda passa por ali quando precisa, mas à noite fico com medo de eles mexerem comigo ou entrarem no condomínio”, destaca.

Outra moradora, que prefere não se identificar, revela inclusive a preocupação em deixar as crianças brincarem no pátio do condomínio, tendo em vista que não há muro ou grade que separe o córrego dos imóveis. “Eles (usuários de drogas) já chegaram a jogar pedra no pessoal”, comenta.

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) esclareceu que desconhecia os problemas. De acordo com a nota enviada pela autarquia, a empreiteira contratada para realizar a canalização do Guarará removeu as tubulações da antiga canalização. Tal material, juntamente com a terra que ainda há no local, será totalmente retirado no prazo de até 20 dias.

A autarquia esclareceu ainda que a área do entorno da obra será, na sequência, urbanizada pela Prefeitura, recebendo sistema viário e ciclovia para atender a população local.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;