Setecidades Titulo Concurso literário
Neurocirurgião aconselha jovens na busca pelos objetivos de vida

EE Antonieta Borges Alves, em Diadema, foi palco da sexta palestra do Desafio de Redação

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
01/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


“Vocês têm plena condição de chegar onde quiserem”. Essa foi a mensagem de incentivo escolhida pelo neurocirurgião do Hospital Brasil, da Rede D’or, Oreste Lanzoni durante palestra realizada na tarde de ontem para estudantes do 5º, 6º e 7º anos do Ensino Fundamental da EE Antonieta Borges Alves, no bairro Conceição, em Diadema. Este foi o sexto evento do total de 14 que serão realizados na oitava edição do Desafio de Redação.

Ao compartilhar com os alunos sua história de vida, o especialista procurou também reforçar entre eles a importância de se aproveitar as oportunidades obtidas por meio da Educação. “Eu nasci em uma família de classe média baixa, estudei em escola pública, tive de trabalhar como office-boy e consegui atingir meu objetivo com muito esforço e dedicação.”

Além de empenho, o neurocirurgião considera essencial que os jovens evitem atitudes prejudiciais à saúde, como o uso de tabaco e bebidas alcoólicas. “Fumar é um desrespeito com a gente e com o próximo”, considera.

O aluno João Victor de Almeida, 12 anos, do 5º ano do Ensino Fundamental, foi um dos que aproveitaram a oportunidade para refletir sobre o futuro. Morador do bairro Conceição, ele revela o sonho de se formar advogado no futuro. Para isso, o garoto aposta na dedicação à vida acadêmica. “Minha mãe sempre diz para eu estudar se eu quiser ser alguém na vida. Tenho vários primos e tios que foram para o caminho errado”, revela.

A estudante Kamily Vitória Lucas, 11, destaca ainda que não se importa em ser chamada de nerd pelos colegas de classe. “Quero ser médica veterinária de animais de grande porte, por isso, preciso estudar muito. Gosto de Matemática e História”, diz.

“Eventos como esse são de extrema importância, principalmente porque estamos falando com estudantes de classe média baixa. Eles precisam de exemplos”, observa o vice-diretor da unidade, Altair Ricardo.

O Desafio de Redação é promovido pelo Diário, correalizado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano) e tem apoio da Ecovias e do Hospital Brasil.

Alunos destacam preocupação com a ecologia em textos

Estudantes da EE Antônio Lucas, no Jardim Novo Horizonte, em Rio Grande da Serra, elencaram a preocupação com o meio ambiente e também com o próximo como prioridades para um futuro melhor. A unidade de ensino foi uma das seis da cidade que receberam as provas do Desafio de Redação ontem. Neste ano, o concurso literário tem o mote Qualidade de vida hoje. Saúde no futuro.

“Todo mundo relaciona saúde com hospital, mas não é só isso. Coisas simples, como a preservação ambiental, são fundamentais para ter qualidade de vida. Sem água ou sem um ar menos poluído as pessoas vão começar a ter uma série de doenças”, ressalta a aluna do 9º ano do Ensino Fundamental Isadora Semirames Lichtenberger, 13 anos.

Para a jovem Caroline de Souza Lima, 13, as relações pessoais também afetam a saúde. “Muitos pensam só em si e se esquecem do próximo. Quem muito trabalha acaba esquecendo de coisas essenciais, como passar um tempo com a família”, considera.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;