Política Titulo
FHC entrega ordem do mérito cultural
Por Do Diário do Grande ABC
04/11/1999 | 19:07
Compartilhar notícia


Depois de condecorar o sociólogo e escritor Hélio Jaguaribe com a ordem do mérito cultural, nesta quinta-feira no Planalto, o presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que o que caracteriza quem é "realmente intelectual" é a generosidade e nao a vaidade. "É ter essa capacidade de ser superior aos outros, mas nao parecer", ponderou, afirmando que onde Jaguaribe "toca, se vê o brilho de um talento e a generosidade".

Além do sociólogo, receberam a medalha outros 21 personalidades. Entre eles, o governador de Sao Paulo, Mário Covas e o do Pará, Almir Gabriel, que nao compareceu à solenidade realizada no Planalto. A medalha da ordem do mérito cultural é entregue a personalidades e cidadaos brasileiros que se destacaram na prestaçao de serviços à cultura. No discurso, além de homenagear Jaguaribe, Fernando Henrique também enalteceu a açao do governador Covas na promoçao da cultura no Estado de Sao Paulo.

Fernando Henrique citou a restauraçao da antiga Estaçao Júlio Prestes e sua transformaçao em complexo cultural.

Segundo o presidente, uma das "fortes emoçoes" que teve nos últimos tempos foi assistir à apresentaçao da Orquestra Sinfônica de Sao Paulo no local. "Quando entrei na estaçao e começou a música, pensei que estava em Moscou", comentou o presidente, depois de referir-se a um concerto que assistiu na capital da Rússia e à qualidade musical da execuçao da orquestra e da sala restaurada.

Prêmio - Este é o quinto ano consecutivo que o governo homenageia brasileiros com a ordem do mérito cultural. Além de entregar as medalhas, as comemoraçoes do Dia Nacional da Cultura incluíram homenagem ao sesquicentenário de nascimento Rui Barbosa e Joaquim Nabuco, "políticos e escritores que colocaram a força da palavra a serviço de grandes causas nacionais, como o ideal civilista e a aboliçao da escravatura", afirmou o ministro da Cultura, Francisco Weffort.

Além de Covas, Almir Gabriel e Jaguaribe, foram agraciados nesta quinta-feira com a medalha: o editor Abraao Koogan; o empresário Aloysio Faria; a vice-presidente do grupo Pao de Açúcar, Ana Maria Diniz; a bailarina Angel Vianna; a colecionadora Beatriz Pimenta de Camargo; a museóloga Ecyla Brandao; o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento Enrique Iglesias; a historiadora, Esther Bertoletti; o produtor musical Hermínio Bello de Carvalho, o escritor de cordéis, J. Borges; o prefeito de Diamantina (MG), Joao Antunes; a ialorixá, Mae Stella de Oxóssi; o casal Maria Cecília e Paulo Fontainha Geyger; a secretária-executiva do Ministério da Cultura, Maria Delith Balaban; o folclorista Paixao Côrtes, o jornalista Washington Novaes e o coordenador das comemoraçoes do 5º Centenário do Achamento do Brasil, Romero Magalhaes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;