Política Titulo
Bancada do Nordeste na Câmara lança livro sobre seca
Do Diário do Grande ABC
20/10/1999 | 20:55
Compartilhar notícia


A bancada do Nordeste lançou nesta quarta-feira, no Espaço Cultural da Câmara, o livro "Seca: o Homem Como Ponto de Partida". O trabalho reúne programas, projetos, metas e a descriçao dos recursos necessários para resolver o problema da seca no Nordeste. "A idéia é abrir a discussao e trabalhar na colocaçao dos projetos no Orçamento do Congresso", disse o coordenador do livro, o secretário de Ciência e Tecnologia do Ceará, Ariosto Holanda, que reuniu o trabalho de vários parlamentares e especialistas. Ele descreve o livro como um plano de trabalho de convivência com a seca.

O ministro da Integraçao Regional, Fernando Bezerra, disse que os técnicos do ministério vao analisar as propostas e lembrou que uma das sugestoes que o trabalho da bancada do Nordeste oferece, como a transposiçao do Rio Sao Francisco, já é projeto do governo. O livro está dividido em quatro partes. O primeiro capítulo é sobre as obras hídricas que precisam ser desenvolvidas nos Estados. A segunda parte, dedicada à capacitaçao do trabalhador na regiao, é baseada na experiência dos 27 centros vocacionais do Ceará. "Nao adianta investir somente em tecnologia, se nao se prepara o homem para o trabalho", disse Holanda.

O terceiro capítulo contém informaçoes sobre as características climáticas e geológicas do Semi-Arido e sugere que seja criado o Instituto do Semi-Arido, com unidades em cada um dos dez Estados do Nordeste. "O Nordeste nao conhece seu solo, vegetaçao e o seu clima", disse secretário de governo do Ceará. A quarta parte do livro é dedicada a estudos sobre a transposiçao do Rio Sao Francisco. De acordo com Holanda, o limite de capacidade das bacias hidrográficas do Nordeste é de 750 milímetros de chuva por ano, mas apenas 5% dessa quantidade é utilizada, o restante evapora ou escoa para o mar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;