Setecidades Titulo
Trajetória do Carnaval é tema da Unidos da Vila
Renata Gonçalez
Do Diário do Grande ABC
27/01/2005 | 14:19
Compartilhar notícia


A trajetória do Carnaval ao longo da história é a inspiração da escola de samba Unidos da Vila, de Diadema, para disputar o título de 2005. O tema escolhido é O carnaval – origem, canto e magia através dos tempos. O objetivo da agremiação é manter a liderança na cidade no número de títulos conquistados. Foram cinco no total, obtidos em 18 anos desde a fundação no Parque Sete de Setembro.

O presidente da Unidos da Vila, Adilson Aparecido Schiave, o Karica, conta que o Carnaval começa a ser narrado pelos integrantes da comissão de frente e pelo abre-alas. Ambos vão caracterizar o país de origem da festa pagã, a Grécia. Nas alas seguintes, o público irá entender a migração do Carnaval para os países ibéricos, Portugal e Espanha. Os dois países europeus onde nasceram elementos como a figura do rei Momo e o baile de máscaras.

Tais elementos foram mais tarde incorporados ao Carnaval brasileiro, trazidos pela Corte portuguesa que aqui se estabeleceu a partir do século XVI. Isso poderá ser entendido a partir das alas que entram em seguida na avenida, quando a viagem da Unidos da Vila chega de vez ao Brasil. "As alas vão contar como era a festa entre foliões da alta sociedade do Rio de Janeiro, que na época estava em plena formação", diz Karica.

Uma das curiosidades apresentadas ao público é o surgimento da primeira escola de samba do Brasil, a carioca Deixa Falar, do bairro Estácio, no Rio de Janeiro. Mais tarde, a agremiação passou a se chamar Estácio de Sá. "Depois vamos contar como surgiram as escolas de samba em São Paulo, após uma procissão não-religiosa ocorrida em Bom Jesus de Pirapora", completa o presidente da Unidos da Vila.

Democrático – Com cerca de 400 componentes, a Unidos da Vila promete um clima de confraternização ao pôr na avenida uma das últimas alas, na qual 14 adolescentes terão cada um em mãos o estandarte de todas as escolas de samba de Diadema. "Será uma homenagem às escolas co-irmãs da Unidos da Vila", afirma o presidente da escola, Karica.

No ano passado, a agremiação ficou com a sétima posição na classificação geral. Segundo o presidente, a forte chuva na noite em que a escola se apresentou danificou boa parte das alegorias, o que comprometeu a pontuação. "Mas desta vez a comunidade está fazendo um trabalho excelente para chegarmos com mais beleza e modernidade na avenida."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;