Internacional Titulo
Diadema promete disputa acirrada
Christiano Carvalho
Do Diário do Grande ABC
09/02/2002 | 17:57
Compartilhar notícia


As escolas do grupo 1 de Diadema entram neste domingo na avenida Ulysses Guimarães para travar uma disputa que promete ser acirrada. Das sete agremiações do grupo, cinco são filiadas à Liesda (Liga Independente das Escolas de Samba de Diadema), criada em outubro do ano passado. Como incentivo, a entidade vai premiar as associadas que tiverem o melhor desempenho em diferentes categorias. O prêmio Estandarte de Ouro continua.

Além disso, todas as escolas do grupo principal gastaram mais que a subvenção de R$ 17 mil dada pela Prefeitura. A maioria buscou patrocínio junto a empresas e ao comércio da região de suas comunidades.

A Raposa do Campanário abre a segunda noite de desfiles da cidade às 21h com o tema Herança do Povo Iorubá. Em seguida, a Unidos da Vila Nogueira, bicampeã em 1999 e 2000 e uma das escolas mais tradicionais de Diadema, leva para a avenida muita luz e brilho no enredo Sol Rei, Sol Lenda, Sol Mito: Luz das Civilizações, Astro do Infinito. Destaque para a ala coreografada com alunas de balé clássico do Centro Cultural da Vila Nogueira e para a ala dos deficientes físicos atendidos pelo Projeto Mão na Roda.

A Acadêmicos Central, atual campeã do Carnaval de Diadema, aposta no enredo Navegar é Preciso, Terra à Vista para levar o bicampeonato. Quarta escola a entrar na avenida, a Unidos da Vila conta a Viagem do Açúcar, retratando a história da cana-de-açúcar, desde o cultivo na Índia até sua introdução no Brasil.

Em seguida, a Estopim da Fiel, campeã do grupo 2 no ano passado, mostra a trajetória da escrava Anastácia. A escola leva para a avenida destaques como a madrinha da bateria Rosemeire de Souza, 26 anos, e beldades como Joana D’Arc da Costa, 28, e Mônica Maria dos Santos, 22, que sai pela primeira vez como princesa da bateria.

Com o enredo Serraria Pede Espaço para Invadir o Espaço, a Unidos do Serraria, vice-campeã do grupo de acesso em 2001, é a sexta escola a entrar na passarela do samba. Por último, a Império do Eldorado traz o tema Minha Madrinha com Muita Alegria: X-9 Paulistana, uma homenagem à agremiação do grupo especial de São Paulo, cujo presidente, Laurentino Marques, o Lauro, morreu no ano passado.

No grupo 1, apenas a Unidos do Serraria e a Unidos da Vila são filiadas à Ucesbd (União Cultural das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Diadema). As demais são subordinadas à Liesda. Cada escola tem o tempo máximo de uma hora para desfilar. O intervalo entre cada apresentação é de 15 minutos.

A arquibancada, instalada na avenida Ulysses Guimarães, no trecho de 250 m entre as avenidas Roberto Gordon e Dom Pedro I, tem capacidade para receber 5 mil pessoas. Mas um público total de 20 mil é esperado em cada noite de festa. A entrada é gratuita. Entre a noite de sábado e a madrugada de domingo aconteceriam os desfiles das cinco escolas do grupo 2.

A apuração será nesta segunda-feira, às 14h, no Clube Mané Garrincha (rua Cariris, 195). Na terça-feira, as campeãs e vices de cada grupo participam do desfile da apoteose, às 21h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;