Esportes Titulo
Zico critica Filé, fisioterapeuta de Ronaldinho
Por Do Diário do Grande ABC
14/04/2000 | 21:32
Compartilhar notícia


Zico voltou nesta sexta-feira a criticar o trabalho de Nílton Petrone, o Filé, o fisioterapeuta do Internazionale de Milao e da Seleçao Brasileira que cuida de Ronaldinho. Zico acha que a confiança excessiva que o Fenômeno deposita no fisioterapeuta o impediu de consultar outros especialistas para saber outras opinioes, o que acabou sendo prejudicial no tratamento do atacante. "O Filé tem uma preocupaçao de recuperar o Ronaldinho em tempo recorde. Isto é prejudicial", disse Zico.

O ex-jogador do Flamengo viveu a maior parte da carreira às voltas com problemas no joelho. Passou por duas cirurgias no Brasil, feitas pelo entao médico do Flamengo, Pinkas Fishman, e depois pelo médico da Seleçao Brasileira, na época, Neilor Lasmar. Até ser operado em 1986 por quem muitas pessoas consideraram o maior especialista em ortopedia desportiva no mundo, o médico americano James Andrews.

"Depois disso joguei ainda mais três anos, mas nunca ninguém soube o nome do fisioterapeuta que me tratava. Porque os profissionais que cuidaram de mim em nenhum momento fizeram questao de aparecer. Trabalharam muito, sem estabelecer prazos e tudo acabou dando certo', disse o ex-jogador do Flamengo e da Seleçao Brasileira.

Zico alerta outra vez Ronaldinho sobre um problema que diz já ter falado pessoalmente com o craque. "Quem vai curar o Ronaldinho nao é o Filé, nao é ninguém. Quem vai curar o Ronaldinho é o próprio Ronaldinho', disse.

Nibaldo Baldo, dono de uma clínica de reabilitaçao esportiva em Campinas, foi o fisioterapeuta responsável pela recuperaçao de Falcao e Amoroso, dois dos mais complicados casos que já testemunhou na carreira. No momento, cuidando da jogadora de vôlei Vera Mossa, Baldo também critica os métodos utilizados por Nílton Petrone, o Filé, com Ronaldinho. Baldo dá dois exemplos para justificar a tese. "O Filé utiliza treinamento na areia e saltos na cama elástica que eu considero completamente inaceitáveis", afirma o fisioterapeuta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;