Economia Titulo Benefício
Previdência libera consulta do
valor da primeira parcela do 13º

Na região, 470 mil pessoas devem receber o adiantamento;
checagem pode ser feita pela internet ou em posto do INSS

Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
21/08/2012 | 07:15
Compartilhar notícia


O Ministério da Previdência Social liberou para a consulta os valores da primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

No Grande ABC, cerca de 470 mil pessoas devem receber o adiantamento do benefício, o que, segundo estimativa do diretor de políticas sociais da Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas do Grande ABC, Luís Antônio Ferreira Rodrigues, deve injetar cerca de R$ 329 milhões na economia local.

Na avaliação de Rodrigues, a antecipação é importante para os segurados. "Muitos estão endividados com empréstimos consignados aqui, outras continhas ali, e esse dinheiro dá a possibilidade de dar uma sanada nas dívidas", explicou. "A pessoa que é honesta, na maioria das vezes, nem dorme por causas das contas. Com esse dinheiro dá um alívio", completou o diretor.

Os valores estão disponíveis no site do Ministério da Previdência (www.mpas.gov.br). Na página eletrônica, o interessado deverá entrar na seção ‘Agência Eletrônica do Segurado' e clicar na opção ‘extrato de pagamento de benefício'. Ao abrir uma nova página, é necessário preencher o número do benefício, a data de nascimento, o nome do beneficiário, o CPF e o código emitido para consulta na parte inferior da tela.

Segundo informações do INSS paulista, a consulta dos valores do contracheque não está disponível por meio de telefone. Mas é possível adquirir as informações nas agências da Previdência.

PAGAMENTO - O Ministério da Previdência vai liberar o dinheiro entre os dias 27 e 10 de setembro. Os aposentados e pensionistas receberão 50% do valor previsto para o 13º salário. E desta vez o Leão não vai comer parte do montante, tendo em vista que não terá desconto do Imposto de Renda. Os segurados que começaram a receber aposentadorias após janeiro terão o adiantamento proporcional.

Em todo o País, segundo informou o ministério, serão pagos 25,6 milhões de benefícios antecipados. Desta maneira, os cofres públicos terão despesa equivalente a R$ 11,2 bilhões.

EXCLUÍDOS - Alguns aposentados e pensionistas não têm direito ao 13º pagamento, portanto esse grupo não terá o adiantamento. São eles os segurados com amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;