Setecidades Titulo Manifestação
Professores e alunos da
UFABC chegam ao Paço

Cerca de 200 pessoas realizaram protesto em Sto.André em
apoio a reestruturação do plano de carreira dos professores

Do Diário OnLine
06/06/2012 | 14:32
Compartilhar notícia


Cerca de 200 pessoas, entre professores, alunos e funcionários da UFABC (Universidade Federal do ABC), realizaram na tarde desta quarta-feira protesto em apoio à greve das instituições federais. Os manifestantes saíram do campus da universidade, localizado na Avenida dos Estados, em Santo André, às 13h15 e chegaram ao Paço Municipal por volta das 14h20. Duas viaturas da Polícia Militar deram apoio ao grupo.

Segundo os participantes, no Paço, um apitaço foi realizado para chamar a atenção da população e explicar sobre a greve. Eles estavam com faixas, apitos e carro de som. Além de apoiar a paralisação dos professores, eles reivindicavam melhorias para a Educação.

Ontem a universidade aderiu oficialmente à greve dos professores das instituições federais, elevando para 50 o número de centros de Ensino Superior paralisados no País. Na região, o campus Diadema da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) também integra a lista. Ao todo, são cerca de 12 mil alunos sem aulas e aproximadamente 630 docentes de braços cruzados no Grande ABC.

A reivindicação do Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) é por reestruturação do plano de carreira dos docentes. Atualmente, são quatro níveis de cargos - auxiliar, assistente, adjunto e associado -, divididos em quatro classes cada. A proposta é para divisão dos professores em 13 níveis remuneratórios com variação de 5% entre eles a partir do piso de 20 horas correspondentes ao salário-mínimo do Dieese - R$ 2.329,35. (Com informações de Natália Fernandjes)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;