Filmes de terror e histórias sobre fantasmas dão medo, mas há quem se divirta com eles. É o caso de Giulia Neves, 10 anos, de Santo André. "Vejo filmes assustadores com minha irmã mais velha, que avisa quando a cena é aterrorizante", diz a menina, que fecha os olhos em algumas partes.
Tem pessoas que gostam de sentir medo porque, ao se assustar, o organismo libera a dopamina, substância química que deixa o corpo em alerta e dá sensação de prazer. Nessa hora, o coração dispara, transpiramos mais e temos tremedeira e calafrios.
Rafaela Gonçalves, 9, de São Bernardo, começou a ver filmes de terror por influência da mãe, que adora. "O primeiro me deixou assustada, mas agora assisto sempre." A mania contagiou a melhor amiga, Vitória Navarro, 10, de São Bernardo. "Tem cena que impressiona, mas sei que é de mentira."
As garotas curtem reunir colegas para criar contos de terror. Para deixar a brincadeira com clima sinistro, iluminam o rosto do narrador com lanterna. Já quando uma dorme na casa da outra, fazem desafios, como andar no escuro. "É assustador, mas bem legal", afirma Vitória.
LIMITE - Além de fortalecer a imaginação, esse tipo de diversão pode ajudar a vencer os próprios pavores, segundo especialistas. No entanto, tem gente que não deve participar de brincadeiras assustadoras porque a sensibilidade ao medo é maior, correndo o risco, inclusive, de ficar doente.
Há ainda a possibilidade de o cérebro - principalmente na infância - não estar preparado para diferenciar o real do imaginário. Por isso, é preciso respeitar a classificação indicativa (que define a idade apropriada para assistir a um filme) e a opinião dos pais.
Saiba Mais
A mostra Você Tem Medo de Quê? traz espetáculos sobre vários tipos de medos. Hoje (22), às 15h30, tem Os 1.001 Fantasmas. Coisas estranhas ocorrem na casa de Vitor após a chegada do Tio Ademar. Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 141, tel.: 5080-3000), em São Paulo. Ingresso: R$ 3 a R$ 12. Repete no dia 29.
A montanha-russa Steel Dragon assusta muita gente por ser a mais longa do mundo; tem 2.400 m de comprimento e fica no Parque Nagashima Spa Land, no Japão. A mais alta e rápida está no Six Flags Great Adventure, nos Estados Unidos. Tem cerca de 140 m de altura e atinge 200 km/h.
A Hollywood Tower ou Torre do Terror é a atração de arrepiar da Disney, nos Estados Unidos. O elevador de brinquedo cai de uma altura de 40 metros. Além disso, tem cenário superassustador.
Consultoria de Eleusa Jendiroba Guimarães, mestre em Literatura Infantil pela USP, Denise Pará Diniz, psicóloga da Unifesp, e Mauro Muszkat, neuropediatra da Unifesp