Setecidades Titulo Câncer
Ambulatório do Heliópolis será referência para a região
Illenia Negrin
do Diário do Grande ABC
15/01/2012 | 07:20
Compartilhar notícia


O governo do Estado inaugura em abril o mega-ambulatório de oncologia que está sendo erguido no complexo do Hospital Heliópolis, na Capital. Ontem, o governador Geraldo Alckmin visitou as obras e afirmou que a maioria dos pacientes atendidos serão do Grande ABC. "Cerca de 70% do público atendido pelo hospital é da região. Acredito que a mesma proporção será registrada no ambulatório para pacientes com câncer", aponta.

O Hospital Heliópolis está localizado na Zona Sul da Capital, divisa com São Caetano, o que facilita o acesso dos moradores da região.

O mega-ambulatório terá capacidade para a atender, em consultas, 25 mil pacientes com câncer por mês, além de 50 mil exames laboratoriais, 15 mil diagníosticos por imagem, 4.000 sessões de radioterapia e 1.000 de quimioterapia, além de contar com 300 leitos. "Com isso, em um único local o paciente poderá se submeter a exames que identificam e dimensionam a doença, passar por consulta, realizar o tratamento e até se submeter a cirurgias, já que teremos, ainda, 300 leitos disponíveis", salienta Alckmin.

Foram investidos R$ 25 milhões na construção do prédio - dividido em dois blocos - e mais R$ 20 milhões na compra de equipamentos.

Para conseguir atendimento no ambulatório, o paciente deve ser encaminhado por unidades de atenção básica ou por serviços especializados dos municípios.

No Grande ABC, são referência para o tratamento de câncer o Hospital de Ensino Padre Anchieta, em São Bernardo, e o Hospital Márip Covas, em Santo André.

"O câncer é a segunda causa de morbidade e de mortalidade no mundo. Apenas em 2012, no País, 520 mil pessoas vão descobrir que têm a doença. E a incidência aumenta na medida que a população envelhece. Por isso, precisamos investir nessa área", explica Alckmin.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;