Cultura & Lazer Titulo
Religiosidade é tema de mostra
Do Diário do Grande ABC
20/09/2011 | 07:56
Compartilhar notícia


Manifestações da religiosidade popular são retratadas na exposição "Fé, Sentir e Significar", que terá abertura hoje, a partir das 19h, no Centro Cultural Inamar, em Diadema, depois de circular por outros equipamentos da cidade: o Centro Cultural Diadema e o Centro Cultural Taboão.

São obras assinadas pela fotógrafa e artista plástica Andréia Alcântara, também moradora de Diadema, que compõem o projeto. Quem visitar a mostra poderá conferir dez imagens, dois objetos e uma instalação.

Enquanto registrava diferentes imagens, tanto em meio urbano quanto rural, Andréia teve como foco o catolicismo. Pelo bairro Eldorado, por exemplo, fotografou bares com imagens de santos em meio a gaiolas. Desta forma, ela apresenta o discurso conflitante que existe entre a prisão da gaiola e a liberdade que os paradigmas religiosos pregam.

Com materiais que foram retirados do cotidiano, a artista plástica também reinterpreta o comportamento segundo a fé. A necessidade que o ser humano tem de suprir o físico e o espiritual, por exemplo, é representada na obra "Pão da Vida". O oratório como apoio à crença, por sua vez, ganha expressão no trabalho intitulado "Aos Enfermos: Fé".

Já em "Pequena Clausura (Onde se Encerra a Fé)", o público poderá observar uma gaiola, que também contrapõe ideias ao envolver a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

ARTISTA
Fotógrafa e artista plástica, Andréia também atua no Museu de Arte Popular, em Diadema, no departamento de programação de arte visual.
 

Fé, Sentir e Significar Exposição. Abre hoje, às 19h. No Centro Cultural Inamar - Avenida Antônio Sylvio Cunha Bueno, 1.322, Diadema. Tel.: 4043-5476. Visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 14h. Entrada franca. Até 20/10.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;