Diário do Grande ABC

SETECIDADES


sexta-feira, 5 de agosto de 2011 7:01

Abrigo fica ocioso mesmo no frio recorde

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC

2 comentário(s)

O Grande ABC tem 440 vagas para moradores de rua em abrigos. Na noite de quarta-feira, a mais fria do ano, só 304 foram preenchidas. O número total pode parecer suficiente, mas apenas em Santo André, São Bernardo, Diadema e Ribeirão Pires há quase 1.000 pessoas vivendo em vias públicas, segundo as prefeituras.

O problema é que os serviços de abordagem não alcançam todos os moradores de rua e, quando conseguem contato, são incapazes de convencê-los a ir para o abrigo, onde há regras a cumprir.

Na região, os abrigos de Ribeirão Pires e Diadema ficaram lotados na noite passada, quando a temperatura chegou a 3°C. Em Ribeirão, a Casa da Acolhida tem 30 vagas, mas ontem 32 pessoas dormiram no local. Em Diadema, as 40 vagas foram preenchidas. /CW

Em Mauá, 22 pessoas procuraram o abrigo da Prefeitura, e cerca de 15 foram atendidas no Centro de Recuperação Camille Flamarion. O total de vagas é 45. São Bernardo acolheu 93 pessoas, mas existem 150 vagas. Em Santo André, 98 moradores foram abrigados, do total de 175 vagas. Em São Caetano, quatro pessoas passaram a noite no Lar Bom Repouso.

Apenas Mauá estuda ampliar o número de vagas, masnão informou prazos

Em maio, o Diário denunciou a péssima qualidade dos abrigos, A equipe de reportagem passou duas noites em albergues de Santo André e São Bernardo, e conversou com usuários das demais cidades. Falta de higiene e segurança são os principais problemas.

Opção

Mesmo com as baixas temperaturas, há gente que prefere ficar nas ruas, caso das irmãs Juliana Ramos da Silva, 28 anos, e Ana Paula da Silva, 30. A mais nova é catadora de material reciclável e sustenta a mais velha, que é cadeirante.

Há 16 anos elas estão nas ruas, e há pelo menos um mês montaram as barracas na Avenida Lauro Gomes, em Santo André. "Trabalhei na feira pouco tempo. É difícil conseguir emprego, não sei ler", disse Juliana. Ontem, por volta das 15h, ambas estavam de estômago vazio - e com frio. "Temos uns cobertores e papelão, mas a noite foi difícil porque estão molhados", explicou Ana Paula. E por que não vão para o abrigo? "Aquilo não é casa. Aqui a gente fica junto", disse Juliana.

Outro que sempre preferiu as ruas é Delcy da Silva, 51. Há um mês, ele conseguiu alugar um quartinho por R$ 380 por mês. "Mas quando estava na rua, preferia ficar a ir pro abrigo. Lá eu não podia beber."

Massa de ar polar pode trazer geada ao Grande ABC

Pode preparar o casaco e outros apetrechos: a previsão do tempo para hoje no Grande ABC ainda é de muito frio.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura mínima deve ser de 5ºC. Ao longo do dia, as temperaturas sobem um pouco, com máxima prevista de 22°C.

Segundo o meteorologista da Climatempo André Madeira, uma forte massa de ar polar vinda do Sul do País causou a brusca queda na temperatura ainda na noite de anteontem. Os ventos chegaram a 40 quilômetros por hora, o que facilitou a chegada da frente fria. "Na manhã de amanhã (hoje) pode haver geadas."

A partir de amanhã, a temperatura volta a subir na região. A mínima será de 12°C e a máxima chega aos 24°C O sol aparece durante todo o dia e, por isso, o tempo continua seco. A previsão de chuva é apenas para a próxima terça-feira.

Mesmo sem chuva, a qualidade do ar registrada nas estações medidoras da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo na região é considerada boa. Os ventos fortes favorecem a dispersão dos principais poluentes.




Relacionadas

Nenhuma notícia relacionada

Tags

Nenhuma tag relacionada

Comentários

Denunciar

Edu Guimarães

05/08/2011 às 12:51

Pelo menos em Santo André, nunca vi a prefeitura passar em locais onde diversas pessoas dormem ao relento, como na Pç.da Igreja Cristo Operário, na Vila Linda, ou na imensa Pç na Rua Genebra, no Jd. Ana Maria.


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

Dilermando Alves

05/08/2011 10:54

Até entendo certas pessoas não quererem ir ao albergue por conta de roubos e etc. Agora esse senhor prefere passar frio na rua pra beber...Ora, reclamaram da moça q gosta de frio, mas eles mesmos não se ajudam...


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.


Seu comentário:

Eu li e concordo com o termo de responsabilidade

Comentar com o Facebook Comentar



Revistas