Cultura & Lazer Titulo
Das películas
para os quadrinhos
Por Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
09/06/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


O resultado de mais de 12 anos de dedicação à produção de histórias em quadrinhos leva o artista gráfico Rogério Michieli, de São Bernardo, a realizar sua primeira exposição, a partir de amanhã, no Espaço Cultural da Biblioteca Nadir Kfouri, na PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo.

A escolha da temática pelo artista de 26 anos foi baseada em grandes produções cinematográficas que marcaram época e lideraram bilheterias e games. Entre elas, a trilogia de O Poderoso Chefão (1972, 1974 e 1990), de Francis Ford Coppola, e Bastardos Inglórios (2009), de Quentin Tarantino.

"Sempre fui apreciador de filmes de vários gêneros. Star Wars (1977) e Senhor dos Anéis (2001) também foram fontes de inspiração para eu construir uma história inédita para os meus quadrinhos: O Rei Dragão", explica o artista.

A história, em 20 páginas, conta a trajetória de um jovem que, após perder o pai, decide que quer viver e ser guerreiro como ele.

O artista detalha que sua escolha pela maneira como estampa as figuras não tem uma regra básica. Ele utiliza tanto o lápis de cor quanto tinta e aquarela sobre papéis diferenciados, como o canson. "Conforme os desenhos são criados, vou identificando a necessidade de alterar a cor, por exemplo ", detalha.

Rogério Michieli, que ainda não consegue tirar seu sustento como quadrinista, divide o tempo com as salas de aula, onde ensina História. Ele lembra que no começo levava mais de um dia para produzir uma página de quadrinhos. Hoje, sua produtividade passou a ser uma página a cada quatro horas. "Fiz curso na escola Oficina da Arte e comecei a perceber sozinho o que era necessário melhorar, a partir da observação dos filmes", afirma Michieli.

Suas inspirações são os quadrinistas brasileiros Joe Madureira e Mike Deodato Jr. (que já assinaram títulos da Marvel e da DC Comics) e os norte-americanos Greg Capullo e Ron Garney.

NAS PAREDES
O público poderá ver no espaço cinco páginas de quadrinhos de O Poderoso Chefão, quatro páginas de Bastardos Inglórios, quatro páginas da personagem Red Sonja e cinco sequências de O Rei Dragão. 

Cinema e Desenho - Exposição. No Espaço Cultural da Biblioteca Nadir Kfouri - Rua Monte Alegre, 984 - Perdizes, SP. De hoje a 21 de julho. De segunda a sexta-feira, das 9h às 22h. Sábados das 9h às 17h. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;