Política Titulo
Construção de ciclovias segue em ritmo lento
Gustavo Pinchiar, Havolene Valinhos e Mark Ribeiro
27/02/2011 | 08:52
Compartilhar notícia


A maioria dos prefeitos listou em seus planos de governo a promessa de construção de ciclovias ou ciclofaixas. A ideia é tida como importante ferramenta para desafogar o trânsito nas grandes cidades, além de ser a oferta de um meio de locomoção ambientalmente correto. Porém, a construção destes espaços no Grande ABC acontece em ritmo lento.

No planejamento do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, é criar 27 quilômetros de faixas para trânsito de bicicletas. Porém, apenas 3,5 quilômetros foram entregues até o momento, o que representa 13% do total. Esses espaços estão localizados nas Avenidas Café Filho, João Firmino e Peri Ronchetti. "Aproveitamos os lugares onde fazemos melhorias viárias para implantar as ciclovias. É uma ação integrada, que vem evoluindo", explica o secretário de Transportes e Vias Públicas Oscar José Gameiro Silveira Campos.

Em Mauá, o prefeito, Oswaldo Dias (PT), anunciou no plano de governo e confirmou em setembro o projeto para a construção de ciclovias ou ciclofaixas em importantes corredores viários. Mas, apesar da previsão de entrega dos espaços até o fim do ano, nada saiu do papel até aqui.

De acordo com o petista, as avenidas Washington Luiz, no Jardim Zaíra; Brasil, no Parque das Américas; Capitão João, no Centro; Papa João XXIII, no Sertãozinho; dos Manacás, na Vila Assis; e a futura marginal da Avenida Barão de Mauá, entre outras, serão contempladas com as ciclovias.

A proposta do prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), é implantar ciclovias em cinco importantes avenidas - Ulysses Guimarães, Casa Grande, Paranapanema, Almiro Sena Ramos e 31 de Março. "O projeto já está pronto, só estamos aguardando aval do Consórcio (Intermunicipal do Grande ABC), pois queremos fazer sisitema cicliviário integrado. A discussão está em adamento", justificou o secretário de Transportes Ricardo Perez.

Aidan Ravin (PTB), prefeito de Santo André, está na fase de elaboração de projeto para colocação de ciclofaixa na avenida Firestone e Estrada do Pedroso. Contudo, o Paço ainda não sinalizou quando isso será executado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;