Setecidades Titulo
Escola usa Desafio de Redação como forma de avaliação
Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
27/09/2010 | 17:58
Compartilhar notícia


A Escola Estadual Prof. Antonieta Borges, bairro Conceição, em Diadema, resolveu inovar na 4ª edição do Desafio de Redação do Diário. Os diretores e coordenadores decidiram usar o rascunho da redação como atividade de produção textual que será submetida à avaliação valendo nota. A iniciativa visa motivar a criação literária dos alunos sobre o tema Crack, Tô Fora!.

A coordenadora da escola, Cristina Córdoba, 30, afirma que o assunto tem sido abordado durante a programação escolar há pelo menos 15 dias. "Eles podem usar a ideia como incentivo para levar mais a sério um assunto que faz parte do cotidiano", explica. Cerca de 1.890 estudantes devem realizar a prova até o período noturno das aulas. As discussões foram levadas para as salas de aula e os alunos puderam apresentar trabalhos acerca do conceito de drogas, causas e efeitos.

 Gustavo Mesquita, 12 anos, aluno da 6ª série, participou das discussões em sala e revela sobre o que dissertou em sua redação. "Realizamos trabalhos em sala e descobri mais assuntos que são ligados ao crack. Na redação tentei descrever o caminho da droga do traficante até chegar ao usuário. É um problema crítico e acho que as autoridades deviam abrir mais centros de reabilitação para tratamento dos dependentes."

 O vice-diretor Edno Afonso, 48, diz que a iniciativa do Diário encaixou com a proposta de ensino da escola. "É uma oportunidade para que alunos reflitam em seu cotidiano sobre valores e princípios. O tema engrandece nossa proposta pedagógica. Com a atividade estimulamos o jovem a tomar uma posição quanto às drogas. A premiação final acaba virando uma consequência", avaliou.

O vencedor geral do Desafio será conhecido em premiação a ser realizada em novembro. Entre os prêmios secundários reservados às melhores produções de texto estão televisores, bicicletas e computadores. O vencedor geral ganhará bolsa de estudos integral na USCS (Universidade Municipal de São Caetano). O aluno poderá escolher o curso de sua preferência. O Desafio de Redação é patrocinado pela Petrobras e correalizado pela USCS e DAE (Departamento de Água e Esgoto), com apoio da Ecovias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;