Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 20 de Maio de 2024

Festival Internacional Pequeno Cineasta agita Santo André hoje e sábado
Jaque Correa
Especial para o Diário
09/05/2024 | 08:15
Compartilhar notícia
FOTO: Alex Cavanha/PSA


O FIPC (Festival Internacional Pequeno Cineasta) celebra sua décima edição com uma programação especial que reúne mostras competitivas, oficina de cinema e a inédita exibição em Santo André. Pela primeira vez, o evento, que tradicionalmente acontece no Rio de Janeiro, ocorre também no Teatro Conchita de Moraes (Praça Rui Barbosa, 12 – Santa Teresinha), em Santo André, hoje e sábado, a partir das 10h. A iniciativa, com patrocínio do Banco do Brasil, visa democratizar o acesso à cultura e promover a formação de plateias, além de revelar talentos do cinema.

Com a proposta de mostrar o mundo sob a perspectiva de crianças e jovens entre 8 e 17 anos, nesta edição, cerca de 80 títulos serão apresentados, com produções nacionais e internacionais que abordam temas relevantes para a infância e a juventude. As mostras competitivas, divididas em quatro categorias (Nacional, Internacional, Criança e Jovem), acontecem simultaneamente em São Paulo e Rio de Janeiro. Ao fim de cada sessão, o público infantil e juvenil (entre 8 e 17 anos) tem a oportunidade de votar em seu filme preferido. Além do júri popular, os trabalhos são avaliados por um júri oficial especializado. 

Daniela Gracindo, 48, idealizadora e diretora-geral do evento, contou como surgiu a ideia de trazer o festival para o Grande ABC: “Comecei a dar aula de cinema para crianças em Santo André na Escola Municipal de Iniciação Artística (Emia) Aron Feldman pela Oficina Pequeno Cineasta, uma parceria com a Prefeitura. Fiquei encantada com a cultura da cidade e queria dar visibilidade para o trabalho das crianças. Trazer o Festival para a cidade é um sonho realizado”, disse. Daniela ainda acrescenta que “o cinema é uma arte muito potente, então é importante envolver os pequenos. É um grande trabalho em equipe, onde um é tão importante quanto o outro”, conclui.

A programação do festival começa às 10h de hoje com a Oficina Claquete, Às 11h, acontece a Mostra Competitiva Nacional Jovem. Às12h, a Mostra Competitiva Internacional Jovem. Às 13h30, a Mostra Competitiva Nacional Criança. E, por fim, às 14h30, ocorre a Mostra Competitiva Internacional Criança. Já no sábado (11), a jornada começa às 10h com Oficina Claquete. Estão previstos ainda: 14h, Mostra Competitiva Nacional Jovem; 15h, Mostra Oficina Pequeno Cineasta I; 16h, Mostra Competitiva Internacional Criança; 17h, Mostra Competitiva Nacional Jovem; 18h, Mostra Oficina Pequeno Cineasta II; 19h, Mostra Competitiva Internacional Jovem.

OFICINA CLAQUETE

Para os interessados em dar os primeiros passos no universo cinematográfico, a Oficina Claquete oferece uma imersão na linguagem audiovisual e propõe aos participantes, entre 10 e 17 anos, a experiência de realizar uma cena completa. A inscrição é gratuita e pode ser realizada no site oficial do evento: www.pequenocineasta.com.br. As vagas são limitadas a dez alunos por ordem de chegada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.